Promovida pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Educação (Seed‑PR), a iniciativa levará 2 mil alunos da rede estadual para um semestre letivo em escolas da Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.
As inscrições para o Ganhando o Mundo 2026, considerado o maior programa de intercâmbio estudantil do país, encerram-se nesta quinta-feira (24). Promovido pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Educação (Seed-PR), o programa vai oferecer a 2 mil alunos da rede estadual a oportunidade de realizar um semestre letivo em escolas da Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. Mais de 10 mil estudantes já formalizaram suas candidaturas, e aqueles que ainda não confirmaram sua participação podem acessar o site oficial do programa para não perder a chance.
Podem se inscrever estudantes da 1ª série do Ensino Médio que concluam o 9.º ano na rede estadual em 2024 e que atendam os critérios do edital, como bom desempenho acadêmico e participação em programas da Secretaria da Educação. O edital também prevê cotas para beneficiários do Bolsa Família, destacando a preocupação com a inclusão e a equidade. O processo seletivo é dividido em duas etapas: a primeira corresponde à inscrição eletrônica, e a segunda, à classificação com base em notas e envolvimento em projetos educacionais.
O PROGRAMA – Criado em 2019, o Ganhando o Mundo já transformou a vida de milhares de alunos da rede estadual do Paraná ao proporcionar ensino de qualidade no Exterior e vivências enriquecedoras. “É o maior programa de intercâmbio do País, que dá a oportunidade para o jovem, muitas vezes de famílias humildes, conhecer um país diferente, estudar lá e aprender uma nova língua. Isso tem mudado a vida de milhares de estudantes”, afirmou o secretário da Educação, Roni Miranda. Ele ainda ressaltou: “O Ganhando o Mundo é um dos programas mais transformadores da educação paranaense. Ele abre portas para que os estudantes ampliem seus horizontes, tenham contato com novas culturas e aprimorem o domínio da língua inglesa, fatores que contribuem diretamente para o seu crescimento profissional.”
Desde sua primeira edição, o Ganhando o Mundo já beneficiou mais de 2.500 estudantes, além de diretores e professores da rede estadual. O programa conta com um investimento que ultrapassa R$ 500 milhões, cobrindo despesas como passagens aéreas, bolsa-auxílio, emissão de passaportes e toda a assistência necessária para as viagens.