A Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio da Pró-reitoria de Recursos Humanos (Prorh), publicou nesta quarta-feira (14) o edital de um novo concurso público para docentes, oferecendo 102 vagas. Do total, 86 são destinadas à ampla concorrência, dez para pretos e pardos e seis para pessoas com deficiência (PcD). As oportunidades abrangem todas as áreas acadêmicas, incluindo os Centros de Ciências Humanas, Agrárias, Biológicas, Tecnologia e Urbanismo, Educação Física e Esporte, Exatas, Estudos Sociais Aplicados, Saúde, e Educação, Comunicação e Artes.
Este é o primeiro concurso para professores realizado pela UEL em dez anos, o que representa um marco para a instituição e uma oportunidade importante para novos doutores. Segundo a reitora da UEL, Marta Favaro, o processo seletivo é um passo fundamental para fortalecer o quadro funcional da universidade. “Essa abertura coloca para funcionar novamente esse movimento de constituição de um quadro funcional efetivo. Essa condição de estar concursado traz impactos importantes com a atração de profissionais qualificados que construirão sua vida acadêmica aqui com pesquisa, extensão, inovação e ensino. Isso em todas as áreas de atuação da Universidade”, declarou.
O edital completo e informações detalhadas estão disponíveis no portal da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops). O processo de inscrição será dividido em duas etapas. A primeira, voltada para candidatos que concorrerão por reserva de vagas, será realizada entre 19 de maio e 17 de junho de 2025, no portal da Cops. Nessa fase, os interessados deverão preencher o formulário, enviar os documentos solicitados e efetuar o pagamento da taxa de inscrição. Os candidatos passarão por uma banca para validação da condição de elegibilidade às cotas.
A segunda etapa, destinada à ampla concorrência, ocorrerá entre 14 de julho e 12 de agosto de 2025, também no portal da Cops. Os procedimentos para inscrição serão os mesmos, incluindo o preenchimento de formulário, envio de documentação e pagamento da taxa de R$ 808,00, valor que, de acordo com a Resolução CA nº 05/2008, corresponde a 10% do salário básico da classe inicial de professor adjunto.
O salário oferecido será de R$ 17,4 mil para uma carga horária semanal de 40 horas, em regime de dedicação exclusiva (TIDE). As isenções da taxa de inscrição poderão ser solicitadas por candidatos cotistas e de ampla concorrência que atendam aos critérios legais, incluindo pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, prestadores de Serviço Eleitoral, e doadores regulares de sangue, medula óssea ou leite materno. A solicitação do benefício deverá ser feita entre 26 e 30 de maio de 2025, com o resultado sendo divulgado no dia 11 de junho de 2025, às 17h.
O processo seletivo será composto por diversas etapas, incluindo prova escrita, prova prática (quando aplicável), prova didática com arguição, defesa de memorial, projeto ou portfólio, e prova de títulos. Todas as avaliações terão caráter eliminatório ou classificatório, conforme especificado no edital. As Bancas Examinadoras serão formadas por três professores, sendo obrigatório que ao menos um deles seja convidado de outra universidade.
A lista dos candidatos aprovados será publicada em edital específico no portal da Cops e no Diário Oficial do Estado do Paraná, com previsão de divulgação para o final do segundo semestre de 2025. Os aprovados serão convocados para exames pré-admissionais de Avaliação Médica antes da nomeação. A expectativa é de que os novos professores iniciem suas atividades no ano letivo de 2026. O concurso terá validade de dois anos.
Para mais informações e acessos aos anexos do edital, clique AQUI.