UAPAR e AMA inauguram novo espaço adaptado para as terapias aos Autistas

UAPAR e AMA inauguram novo espaço adaptado para as terapias aos Autistas
Descerramento da fita
Compartilhar
erinéia

Na sexta-feira (11), ocorreu a inauguração oficial do novo espaço que agrega a União dos Autistas de Palmas e Região (UAPAR) e a Associação de Mães de Autistas (AMA). As salas são anexas ao Terminal Rodoviário. Neste local serão desenvolvidas terapias para auxiliar os autistas.


Participaram do ato solene, o Prefeito de Palmas, Daniel Langaro, o vice-prefeito, Edson Kemes, o Presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Bannake, demais autoridades, familiares dos autistas e convidados.
O Presidente da UAPAR, Tompson Schneider, revelou que a entidade necessitava desse espaço para as terapias. “Com o apoio do Prefeito e do vice, conseguimos esse local adequado. A luta agora é para ter novas terapias. Agora iremos galgar a sede própria”, afirmou ele e esclareceu que as terapias atendem a 105 alunos com fila de espera. “Algumas terapias temos carência de profissionais na região”.
Ressaltou ainda que a Equoterapia continua sendo disponibilizada no Parque de Exposições, Luiz Fernando Abreu Ferreira (Pé Vermelho), contemplando alunos de Palmas, Clevelândia e Cel Domingos Soares.
“A nossa gestão é inclusiva, com o apoio da Secretaria de Educação, trabalhamos nessa questão. Este espaço foi aprimorado para receber os autistas, o local estava ocioso. Agora, a UAPAR e a AMA poderão desenvolver suas terapias em salas apropriadas”, salientou o Prefeito e parabenizou as duas entidades e os voluntários que auxiliam os autistas.

UAPAR e AMA inauguram novo espaço adaptado para as terapias aos Autistas

“Para nós é uma realização muito grande, queremos trazer aconchego aos alunos. Que as nossas crianças possam ser vistas como elas são, o que falta é a empatia. Esse novo espaço foi pensado e planejado para acolher as crianças”, destacou a Presidente da AMA, Rose Rugenski.
A Fonoaudióloga, Andressa Guedes, ressaltou que é um imenso prazer fazer parte da UAPAR. “É um ganho para os profissionais e as crianças, com esse espaço adequado e adaptado elas irão se sentir acolhidos. Na terapia além do profissional, temos que ter os materiais apropriados para as terapias, isso é válido, este espaço é algo primordial para a evolução de cada criança”, assinalou.

UAPAR e AMA inauguram novo espaço adaptado para as terapias aos Autistas

A Psicóloga, Alessandra Procópio, destacou que o espaço adaptado irá possibilitar melhor atendimento, “as crianças irão trabalhar melhor suas emoções, sensações e a terapia ABA. Temos mais materiais para desenvolver da melhor forma a terapia, respeitando as especificidades e as diversidades das emoções”, explicou ainda e comentou que os atendimentos serão nas quintas-feiras, das 8h às 12h, “no momento estamos atendendo duas turmas de oito alunos a cada 15 dias”.
Destacou também que o trabalho realizado é para que o aluno tenha melhor interação com a família e a sociedade. “É muito importante trabalhar a questão da família, para ter o suporte necessário de enfrentar a situação e dar continuidade ao processo desenvolvido pela psicóloga”.

Imagem de destaque - TV A Folha