Nesta sexta-feira (6), um homem suspeito de cometer um homicídio e sequestrar uma criança no interior de Abelardo Luz, Oeste de Santa Catarina, foi localizado pelas Polícias Civil e Militar em Palmas, Sul do Paraná. Durante a abordagem, o suspeito reagiu e entrou em confronto com a polícia, sendo baleado e morto.
De acordo com a delegada Alini Simadon, da Polícia Civil de Palmas, o crime ocorreu no dia 16 de agosto, quando o suspeito acompanhava a ex-companheira da vítima até o assentamento Volta Grande. A mulher pretendia levar consigo a filha que tinha com a vítima, Everton Lemes da Silva, de 31 anos, que possuía a guarda da criança.
No local, houve um desentendimento, e o suspeito sacou uma arma de fogo, disparando contra Everton, que foi atingido no abdômen. Mesmo socorrido e levado ao hospital de Abelardo Luz, a vítima não resistiu aos ferimentos. Após o ataque, o suspeito e a mulher ameaçaram os familiares presentes, pegaram a criança à força e fugiram.
No dia 30 de agosto, a Polícia Civil de Santa Catarina realizou uma operação para cumprir mandados de busca, apreensão e prisão preventiva relacionados ao caso. Durante a ação, os pais do suspeito, um homem de 53 anos e uma mulher de 49, foram presos em flagrante por tráfico de drogas em Palmas, onde foram encontrados 7,2 gramas de crack em sua residência. Contudo, o autor do crime não foi localizado.
A investigação revelou que o suspeito, a mulher e a criança estavam escondidos em uma propriedade no interior de Matos Costa, Meio-Oeste catarinense, onde foram encontradas roupas e documentos dos três. Moradores locais confirmaram a presença do trio na propriedade.
No dia 2 de setembro, a mulher suspeita de participação no crime se apresentou na delegacia de Polícia Civil de Palmas, acompanhada de sua advogada. Ela entregou a criança à polícia e foi presa. A menina foi encaminhada ao Conselho Tutelar de Abelardo Luz.
Informações indicaram que o suspeito, que possuía ligação com uma facção criminosa, estaria escondido em uma casa no bairro Lagoão, em Palmas. A Polícia Civil de Santa Catarina foi acionada, e devido à periculosidade do indivíduo, um helicóptero foi utilizado na operação.
Durante a abordagem, o suspeito reagiu e foi baleado pelos policiais. A suspeita é que ele estava armado com a mesma arma utilizada no crime de Abelardo Luz. Apesar da tentativa de socorro pelo Samu e Corpo de Bombeiros, o homem não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. O corpo foi encaminhado ao Serviço Médico Legal de Pato Branco.
Com informações Portal RBJ/ Guilherme Zimermann