Pesquisar
Close this search box.

Sudoeste recebe a palestra “Ruas para o século XXI: construindo a infraestrutura das cidades inteligentes”

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

Da assessoria/Loop – Empresários e autoridades de Palmas, Sudoeste do Paraná, recebem nesta quinta-feira, 23 de maio, às 19h, a palestra “Ruas para o século XXI: construindo a infraestrutura das cidades inteligentes”. O evento gratuito acontece na sede da Associação Comercial e Empresarial de Palmas (Acipa) e será conduzido pelo engenheiro civil Alex Maschio, especialista no Brasil em pavimentação em concreto, mobilidade urbana, sustentabilidade e diretor do Instituto Ruas, de Curitiba.

“Precisamos entender que rua não é só um espaço para os veículos trafegarem, rua é também para as pessoas, para os veículos não motorizados. Nossas ruas precisam ser sustentáveis, com soluções duráveis a longo prazo, evitando manutenções e gastos com dinheiro público”, afirma Alex.

Em entrevista ao repórter Guilherme Zimermann (rádio Club de Palmas), Alex reforça que o intuito da palestra é trazer uma abordagem sobre como melhorar a infraestrutura das vias urbanas e rurais em tempos de cidades inteligentes. “De que forma podemos trabalhar os sistemas construtivos, as soluções de pavimentação para o século 21, pensando numa infraestrutura mais adequada também para as pessoas, ao meio ambiente, pensando no desenvolvimento econômico de onde vivemos?”, questiona Alex.

Refazer o planejamento das cidades

O processo de construção da maioria das cidades brasileiras foi se adaptando ao longo dos anos, conforme às necessidades. Alex lembra que o Instituto Ruas tem como uma de suas premissas inverter esse contexto. “É preciso trabalhar o planejamento das cidades, levando uma visão de longo prazo, para daqui 20 anos, por exemplo. Que padrão de ruas nossas cidades vão ter? Não podemos mais pensar com as soluções do passado”, finaliza Alex.

Programação
18h15 recepção das autoridades convidados e associados
18h30 abertura do evento com uma mensagem da diretoria da Acipa
18h45 apresentação da Mútua-PR
19h Palestra
21h30 encerramento

A realização do evento é da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Crea-PR, Instituto Ruas, CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e Associação dos Engenheiros de Palmas (AEP). Para mais informações pelos fones (46) 3262-1445 e (46) 98802-1212.

Palestrante Alex Maschio.
Crédito: Divulgação.

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha