Sicredi e Colégio Dom Carlos iniciam ciclo de palestras do projeto Sicredi Transforma

Sicredi e Colégio Dom Carlos iniciam ciclo de palestras do projeto Sicredi Transforma
Foto: Divulgação
Compartilhar
erinéia

Projeto de educação financeira e gestão emocional é direcionado aos alunos do Ensino Médio

A agência de Palmas da Cooperativa Sicredi e o Colégio Estadual Dom Carlos deram início, na terça-feira (08), ao projeto Sicredi Transforma, que tem como objetivo desenvolver a educação financeira e a gestão emocional dos alunos do Ensino Médio através de um ciclo de quatro palestras. Serão ministradas por Maria Cecília Vivan Cremasco, com o tema Epigenética, Crenças e Dificuldades e a equipe da Cooperativa com o tema educação financeira.

De acordo com a palestrante, epigenética seria a influência do meio; nesse caso, se trata de como a pressão social age nas ações das pessoas, sobre as crenças e sobre como as pessoas encaram as dificuldades que têm diante dos percalços que surgem e, consequentemente, por que elas não conseguem guardar dinheiro. “A minha função aqui é conduzi-los para que eles entendam que muitas vezes o que eles dividem não é nada mais do que um padrão comportamental, mas não é de fato o que eles sentem, então eles trazem. O que a gente viu hoje, questões familiares, crenças da família em relação ao dinheiro, e aí a gente estimula eles a pensar como é que podem agir de uma maneira diferente, porque é isso que vai fazer a diferença”, explicou Maria Cecília, ressaltando que também é feito um trabalho de análise com os adolescentes, para que entendam que os pais fazem o melhor que podem com as condições que têm, porém, eles (os adolescentes) podem fazer escolhas diferentes.

Para ela, é importante que os adolescentes e jovens respeitem o histórico familiar e reconheçam as dificuldades que seus pais, avós e tios, por exemplo, tiveram ao longo de suas vidas, para posteriormente projetar mudanças. “A primeira coisa que eu trabalho muito com eles nas palestras é o respeito pela condição do pai ou da mãe. São pessoas que passaram por “N” dificuldades, têm “N” traumas, e por que trazer esse conhecimento? Porque eles podem mudar a árvore genealógica deles sem precisar romper com essa família. Eles podem fazer escolhas diferentes, então muitos deles não poupam dinheiro, por exemplo, por que? Porque eles vão pela pressão da maioria, então eu não tenho outra saída, que é trazer esse tipo de conhecimento para os alunos e eles saberem que sim, se fizerem um esforço eles mudam a realidade”, destacou.

Segundo a gerente administrativa do Sicredi Palmas, Cíntia Guimarães Poleto Goulart, a cooperativa busca atuar em eventos sociais, trazendo a comunidade para eventos como esse com o intuito de transformar e melhorar a vida das pessoas, não apenas no campo financeira, mas também no emocional. “As crianças, os adolescentes, é quem vão tomar o rumo do nosso país. Então é muito importante eles desenvolverem essa situação, a questão da educação financeira principalmente, porque tem a ver com tudo na vida, a inteligência emocional para saber o que eles vão fazer no futuro. É uma sementinha que é plantada para que eles vão pensando e vão analisando sobre isso”, contou a gerente.

As próximas palestras serão dia 15/10, com o tema Vitimismo, Protagonismo e Sabotadores; dia 22/10, sobre Educação financeira e, para finalizar, dia 19/10 com o tema Valores de vida e Escolhas. Todas no Centro Cultural Dom Agostinho, a partir das 10h.

Imagem de destaque - TV A Folha
Anuncio