A TV Paraná Turismo exibe nesta quinta-feira (15), às 20h30, um novo episódio inédito da série documental “O Paraná Visto do Céu”, que dará destaque a Guaraqueçaba, um dos refúgios mais bem preservados do estado. Situada dentro da maior reserva de Mata Atlântica do Brasil, a região será apresentada com imagens aéreas inéditas, exibindo sua rica biodiversidade, ilhas, praias desertas, animais e cachoeiras.
Guaraqueçaba, localizada entre as baías de Paranaguá e Laranjeiras, é também uma das áreas de ocupação mais antiga do Paraná, com registros históricos datando de 1545. O programa reforça a importância histórica e cultural da região, influenciada tanto pelos povos originários quanto pelos colonizadores portugueses. O nome Guaraqueçaba, de origem tupi-guarani, significa “lugar do Guará”, em referência à ave de plumagem avermelhada que habitava o local e reforça sua ligação com a biodiversidade.
A série “O Paraná Visto do Céu” explora cenários deslumbrantes do estado por meio de imagens aéreas, promovendo o patrimônio natural e histórico do Paraná e incentivando o turismo sustentável em cada região abordada. A temporada atual já apresentou episódios sobre a Ilha do Mel, Morretes, Antonina e Paranaguá. Após Guaraqueçaba, os próximos programas revisitarão Pontal do Sul, Matinhos e Guaratuba, além de dois episódios especiais sobre a cultura litorânea e as praias do estado.
O episódio inédito será reprisado ao longo da programação e estará disponível no canal oficial da TV Paraná Turismo no YouTube. A emissora pode ser sintonizada no canal 9.1 UHF (TV aberta) em Curitiba, além do canal 509 da Claro/NET e nacionalmente pelo canal 236 da Banda Ku, canal 66 da SKY TVRO e frequência 3985 no satélite Star One D2, entre outras operadoras de TV a cabo.