Pesquisar
Close this search box.

Semana da Indústria no Sudoeste destaca papel do setor para o desenvolvimento

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

O papel da indústria para o desenvolvimento dos municípios e de todo o Estado foi destacado pelo presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos, durante a comemoração da Semana da Indústria 2024 em Francisco Beltrão, na terça-feira (21). A solenidade, alusiva ao Dia Nacional da Indústria, celebrado em 25 de maio, reuniu lideranças de toda a região Sudoeste e faz parte de uma programação que a Fiep promove até o próximo dia (27), em todo o Paraná.

Secretário de Administração, Luiz Ziguer, vereador Marquinhos, Prefeito Dr Kosmos, Presidente da Fiep, Edson Vasconcellos, um dos vice-presidentes da FIEP, Roni Marini e o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Felipe Zanoello

Durante o evento, dois empresários da região foram homenageados pela entidade: Osmar Mazetto, das Confecções Raffer, recebeu a medalha do Mérito Industrial, enquanto Alci Honório Zanella Fistarol, do grupo Krindges Industrial, foi reconhecido postumamente com o título de Benemérito da Indústria.

Em seu discurso, Vasconcelos ressaltou o poder transformador que a indústria tem para a economia e o desenvolvimento social de uma localidade. “A indústria, onde se instala, aumenta o PIB per capita e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Ela não concorre com o comércio e os serviços, pelo contrário, ela contribui com esses setores”, afirmou. Por isso, acrescentou, a Fiep vem promovendo os Fóruns Permanentes Regionais da Indústria e instalando os Conselhos Regionais, com o objetivo ampliar a representatividade da entidade, levantar as prioridades e elaborar propostas para o crescimento industrial de todo o Paraná.

Essas iniciativas, assim como a retomada da promoção da Semana da Indústria, também servem para trazer de volta a Fiep para o interior do Estado. “No ano em que a Federação completa 80 anos, voltamos a reaproximá-la do interior, cumprindo um compromisso assumido pela nossa diretoria. Com isso, queremos dividir com todos os industriais e com a comunidade o nosso orgulho de defender a indústria paranaense”, afirmou Vasconcelos, fazendo ainda uma menção especial aos empresários reconhecidos durante a solenidade. “Os homenageados de hoje são o que dá significado à existência da Federação. Nós lutamos por um melhor ambiente, mas é o empresário que enfrenta todas as dificuldades e é resiliente”, disse.

O evento em Francisco Beltrão teve a participação de diretores da Fiep, presidentes de sindicatos empresariais e lideranças industriais e de outros segmentos econômicos de toda a região Sudoeste. Também estiveram presentes, entre outras autoridades, o vice-prefeito de Beltrão, Antonio Pedron, e os prefeitos de Ampére, Zuca Luquini, e de Palmas, Dr Kosmos.

Mérito Industrial

A celebração da Semana da Indústria em Francisco Beltrão foi marcada pelo reconhecimento a empresários da região. Osmar Mazetto, fundador das Confecções Raffer e Rinnovare Indústria de Roupas, com sede no próprio município de Francisco Beltrão, recebeu a medalha do Mérito Industrial. A condecoração é concedida pela Fiep a empresários ou empresas que prestam serviços relevantes para o desenvolvimento do parque industrial paranaense.

Nascido em Erechim (RS), Mazetto se transferiu para a zona rural de Beltrão, com a família, em 1954, quando tinha 6 anos. Com problemas de saúde na infância, que o impediram de trabalhar com o pai nas atividades do sítio, começou a ajudar a mãe em pequenos trabalhos de costura. No final dos anos 1960, aprendeu a confeccionar calças masculinas em uma alfaiataria.

É sócio-fundador das Confecções Raffer, primeira indústria do setor na região Sudoeste, e foi um dos fundadores do Sindicato das Indústria do Vestuário do Sudoeste do Paraná (Sinvespar). No início dos anos 1990, em colaboração com a prefeitura local, construiu o primeiro barracão industrial da empresa. Em 2003, a Raffer adquiriu uma área de 100 mil metros quadrados para expansões.

Como líder do setor têxtil em Francisco Beltrão, a empresa foi pioneira na modernização de seu parque de máquinas, introduzindo a primeira passadoria automatizada, sistemas de corte a laser e equipamentos de última geração. Atualmente, a Raffer comercializa seus produtos no atacado e varejo, tanto em lojas físicas quanto online, além de realizar exportações.

Ao receber a medalha do Mérito Industrial, Osmar Mazetto agradeceu o reconhecimento feito pela Fiep e o apoio que a entidade dá aos industriais da região. “Só tenho gratidão à Fiep. A Federação e os sindicatos estão aí para apoiar as indústrias e cada vez estamos nos fortalecendo mais”, disse. Além disso, declarou sua satisfação por, após 46 anos de trabalho, ver sua empresa consolidada e bem encaminhada para seguir sob a gestão das novas gerações da família. “Vou continuar na linha de frente enquanto eu tiver forças, mas é importante fazer sucessores para que as indústrias tenham seguimento, e hoje estou com três filhos, genros, noras e netos dentro da empresa”, declarou.

Esposa e filhas de Alci Fistarol descerraram a placa de Benemérito da Indústria

Benemérito da Indústria

Já Alci Honório Zanella Fistarol foi homenageado com o título de Benemérito da Indústria, que reconhece industriais já falecidos que se dedicaram ao crescimento do setor no Paraná. O empresário deixou um legado marcante para a história de Ampére. Foi sócio-fundador da Rádio Ampére e do Clube Palmeiras, e ocupou o cargo de vice-prefeito da cidade, contribuindo significativamente para seu desenvolvimento social, cultural e religioso.

Em 1989, fundou a Aicone Confecções, especializada na produção de camisas masculinas. Posteriormente, uma fusão com a Leoni Confecções deu origem à Krindges Industrial. Em 1997, foi criada a marca Docthos, que mais tarde estabeleceu o Escritório de Inteligência de Mercado e o desenvolvimento de novos produtos.

Atualmente, a empresa possui duas unidades fabris no Paraná, em Ampére e São Miguel do Iguaçu, além de quatro lojas da marca Dochtos. Conta também com aproximadamente dez unidades parceiras responsáveis por parte da produção. Fistarol faleceu em 10 de janeiro de 2018.

Discursando em nome da família do homenageado, a filha Clareni Fistarol ressaltou o caráter empreendedor de seu pai e a preocupação que sempre teve tanto com a família quanto com os colaboradores da empresa. “Ele adorava dar empregos e prezava pela vida de seus trabalhadores e familiares. E sempre nos cobrou valores de ética, moral e responsabilidade”, afirmou. “Tenho certeza de que esta noite, onde ele estiver, estará muito feliz com este reconhecimento”, acrescentou.

As homenagens a Osmar Mazetto e Alci Honório Zanella Fistarol foram propostas pelo Sinvespar.

Sindicatos

A solenidade em Francisco Beltrão também foi marcada por uma homenagem prestada pela Fiep ao Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindileite). Em 2024, o Sindileite, um dos sindicatos fundadores da Federação, completa 85 anos de fundação. Uma placa comemorativa foi entregue a diretores da instituição.

Além disso, durante o evento também foi realizada a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pato Branco (Sindimetal-PB). O empresário Valter Luiz Trojan assume a presidência da instituição na gestão 2024-2027, em substituição a Olcimar Tramontini.

 

 

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha