No programa Direto ao Assunto, o secretário da Agricultura de Palmas, Ivanir Dalanhol, expos os trabalhos que estão sendo desenvolvidos por sua Pasta e também apresentou algumas novidades.
Afirmou que uma das ações mais importantes irá beneficiar os pequenos agricultores dos assentamentos, ou seja, sua secretaria auxiliou o INCRA para a titulação dos lotes, que será desenvolvido em todos os assentamentos de Palmas. “Eles esperaram 25 anos para esse momento. O INCRA contratou a Universidade Federal do Paraná para fazer a medição, colocar os marcos, esse trabalho já foi concluído. A secretaria fez toda documentação. Agora, os pesquisadores irão coletar outros dados, posteriormente, será redigido o contrato de um lote, a pessoa que está no local, é considerado proprietário e poderá contrair empréstimo e outros benefícios”, argumentou ele.
Maçã
Dalanhol, acrescentou ainda que está sendo desenvolvido projeto com a compra de porta enxerto para a formação das mudas e destinado aos produtores. “Na gestão passada já iniciou essa ação que foi ampliada para os assentamentos, ensinando os produtores a fazer as mudas. Existem duas áreas que estão produzindo e iremos fomentar para aumentar a área de maçã nos assentamentos”.
Fruticultura
“Estamos escolhendo os produtores para desenvolver cada cultura, focamos na fruticultura devido ao seu valor agregado, em um pequeno espaço o agricultor consegue obter recursos com as plantações, vendendo para a merenda escolar, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Para a uva, 12 produtores, para a maçã, 20, e ainda amora preta, caqui, erva-mate, que irá atingir 100 produtores com a disponibilização de 200 mudas”, relatou ele e também assinalou que há demanda do mercado para estes produtos. “O meu sonho é uma cooperativa da agricultura familiar, agora iremos intensificar o trabalho de desenvolvimento e que possa comercializar seus produtos em diferentes locais”.
Infraestrutura
O secretário destacou ainda que será desenvolvido o projeto do governo do Estado, Asfalto Rural, na estrada que liga até a Área Indígena.
Bacia Leiteira
Acrescentou que, nas propriedades nas proximidades de Palmas, os laticínios buscam o produto, porém, no interior a situação é mais difícil, algumas questões serão intensificadas para estimular esse setor. “Alguns produtores melhoraram geneticamente seu plantel, isso aumentou a produção”.
SUSAF
Dalanhol, ressaltou que existem duas situações em Palmas, Seu Miro (Leite Palmense) e o Caetano, produtor de Mel, no assentamento Cruzeiro do Sul. “O produtor com Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar (SUSAF) pode vender seu produto em todo Estado, isso faz a diferença”.
Reunião
No dia (28) de maio, das 10h ás 16h, no auditório do Centro Empresarial, em Palmas, irá ocorrer Reunião Intermunicipal com um Plano de Trabalho para a Juventude Rural. Municípios participantes, Palmas, General Carneiro, Porto Vitória, Paula Freitas e União da Vitória.