Secretaria Municipal juntamente à Agentes de Saúde e Agente Comunitários de Saúde em ação contra o Aedes Aegypti – vetor da Dengue

ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS (copy at 2025-06-02 15:42:55)
Compartilhar
erinéia

Secretaria Municipal juntamente à Agentes de Saúde e Agente Comunitários de Saúde em ação contra o Aedes Aegypti - vetor da DengueGoverno do Município de Palmas – Paraná

Secretaria Municipal de Saúde

Divisão de Vigilância em Saúde

Vigilância Ambiental em Saúde

A Divisão de Vigilância em Saúde de Palmas junto a Secretaria Municipal de Saúde mobilizará as equipes de Agentes de Saúde e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) a partir do dia (07) de março de 2022, para a realização do LIA, levantamento de índice amostral para Aedes Aegypti (vetor da Dengue). O trabalho deve ser concluído até o dia (23) de março. O LIA é uma ferramenta utilizada para verificar o índice de infestação em imóveis e a possibilidade de surtos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (Dengue, Zika e Chikungunya). Os dados coletados pelos Agentes de Saúde e Agentes Comunitários de Saúde também integram a estratégia para ampliar a eficácia do combate ao vetor durante as ações de rotina. As informações também possibilitam identificar e direcionar as ações nas áreas apontadas como críticas.

O Memorando Circular nº 25/2021/CVIA/DAV/SESA de (20) de dezembro de 2021 e a Resolução nº 12 da CIT, de (26) de janeiro de 2017, determinam a obrigatoriedade de realização do levantamento entomológico de Infestação por Aedes aegypti pelos municípios e o envio das informações para as Secretarias Estaduais de Saúde e em seguida, para o Ministério da Saúde. A Divisão de Vigilância em Saúde de Palmas lembra que por se tratar de uma amostragem do índice de infestação, o levantamento será realizado em algumas residências selecionadas de acordo com critérios técnicos determinados pelo Ministério da Saúde no Manual Técnico de Levantamento rápido de índices para Aedes aegypti – LIRAa para vigilância entomológica do Aedes aegypti no Brasil.

Lembramos que todos os profissionais envolvidos na ação são funcionários públicos do município, estarão devidamente identificados com crachá e disponibilizarão material informativo (folders e panfletos). Pedimos a compreensão e colaboração da população para o desenvolvimento desta ação e reforçamos a necessidade de envolvimento de toda a comunidade para o combate do mosquito vetor da Dengue.

Assessoria PMP.

ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS (copy at 2025-06-02 15:42:55)
Imagem de destaque - TV A Folha