Pesquisar
Close this search box.

Secretaria de Educação de Palmas promove Formação continuada para todos os profissionais de educação

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

No dia (15), aconteceu uma palestra em parceria com o Sicoob, onde a palestrante Izabel Francelina Bento Calsavara, abordou o tema “Cooperação para um Mundo Melhor”, com assuntos como a pedagogia da cooperação que busca novas maneiras de enxergar o mundo, e de construir um ambiente muito mais humano, colaborativo, participativo, e que valorize processos de ensino e aprendizagem que também possuam esses princípios.

No dia (16), a palestrante Daniella de Moura Pereira Robbi, Mestre em Avaliação Psicológica, abordou um assunto que deve sempre ser tratado com muita responsabilidade e atenção: A Inclusão. É de grande importância que todos os estudantes se sintam parte da escola e consigam ter boas condições de desenvolvimento. Daniella enfatizou a importância de o ambiente escolar estar voltado para ações reais de inclusão, formando assim, cidadãos mais integrados com os seus direitos e deveres, bem como seres humanos empáticos com o problema do outro. Ela abordou, ainda, assuntos como o trabalho conjunto entre família e escola, a preparação dos professores, a orientação aos pais, a socialização, o convívio com as diferenças, os desafios, as possibilidades e a importância de uma educação de qualidade com um atendimento mais humanizado.

Já no dia (17), no período da manhã, Daniella deu continuidade ao trabalho sobre inclusão, orientando o trabalho dos Professores de Atendimento Educacional Especializado que acompanham os estudantes em salas de aula. No período da tarde, em parceria com a Bibliosesc, aconteceu uma Oficina de Contação de Histórias, onde a Ministrante Michelle Muniz, trabalhou várias técnicas e dinâmicas com professores de Artes, Leitura e Produção de Textos e Educação Infantil.

Com isso, percebeu-se a importância da formação continuada para todos os profissionais da educação, promovendo um maior engajamento, informações, atualizações, ajudando os mesmos no seu trabalho em sala de aula, na adaptação às diversas mudanças no contexto educacional e a contornar as dificuldades encontradas.

A diretora do Departamento de Ensino, Nathiely Ribeiro, esclareceu que foram reunidos os professores nas escolas e analisados vários quesitos. “Com isso foi organizado o projeto que tem a intenção da elevação dos níveis de aprendizagem, uma dessas ações é a Formação Continuada dos Professores”.

A assessora da Secretaria de Educação, Dirce Bedin, relatou que o projeto vem de encontro com inúmeras demandas, incluindo elevar os índices de aprendizagem e para redirecionar as intenções pedagógicas. “O professor para poder elevar estes índices precisa estar preparado, sendo assim, a secretaria de Educação se preocupa em trazer a formação”, comentou.

Destacou também que o projeto está embasado desde o berçário até o 5º Ano. “O próprio Plano Nacional de Educação prevê horas de formação para os professores e quem deve ofertar é a Secretaria de Educação, o professor deve estar em constante atualização”.

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha