A secretária da Saúde de Palmas, Marília Forest, explicou sobre os casos de Dengue no município, ressaltou ainda que entende a preocupação das pessoas devidos aos números estratosféricos da doença registrados no país e no Estado.
Afirmou que em Palmas a situação é tranquila, “no Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), no dia (22), o município tinha 05 casos importados (paciente contraiu a doença em outra cidade). “Devemos ter o cuidado, pois, o mosquito da Dengue, Aedes Aegypt, existe no município, a preocupação é que ele não venha a picar as pessoas que estão doentes. A Vigilância Sanitária faz um bloqueio territorial em torno da residência da pessoa que está com Dengue, para a eliminação de focos, garantindo que o mosquito não tenha contato com a pessoa e contamine as demais”.
Informou que no país existe quatro sub tipos da Dengue. “Os sintomas são, febre muito alta por alguns dias, dor no fundo do olho e manchas vermelhas na pele”.
Vacina
Marília, esclareceu que a vacina foi enviada pelo governo federal com volume limitado devido ao laboratório não conseguir uma produção maior. “Para o Paraná foram 35 mil doses, a SESA optou por vacinar as pessoas das regionais de Foz do Iguaçu e Londrina, regiões onde concentram maior número de casos. Ao todo, deverá ser 35 municípios contemplados com a vacina. A 7ª Regional de Saúde, a qual Palmas faz parte nenhuma cidade será contemplada”, frisou e orientou que tem a vacina na rede privada para um público de 04 a 60 anos.
Ao finalizar reiterou, “as pessoas devem fazer a lição de casa, cuidar do quintal, é um papel de todos em conjunto”.
Casos confirmados de Dengue
Palmas: 5 casos importados; Cel Domingos Soares: 0; Honório Serpa: 0; Mangueirinha: 0; Clevelândia: 0; Pato Branco: 12 casos, 4 importados e 4 autóctones; Francisco Beltrão: 192 casos, 179 autóctones e 15 importados; Dois Vizinho: 609 casos, 607 autóctones; Santa Izabel do Oeste: 1.190 casos, 1169 autóctones e 07 importados.
*Autóctones (transmitidos dentro da cidade);
* DSA – com sinais de alarme.
Fonte: Informe Epidemiológico divulgado pelo Governo do Estado do Paraná dia (22) de fevereiro.