A secretária da Saúde de Palmas, Paula Langaro, fez um alerta para as pessoas que retiraram o Glicosímetro, utilizaram e ainda não devolveram, “não são apenas as gestantes, às vezes o paciente não está mais usando e fica guardado na gaveta, não sabe o que fazer, nos devolva. Palmas e no estado do Paraná é feito uma estimativa populacional para vir os Glicosímetros.
O município tem o direito a 945 glicosímetros, recebemos os 945, já foi solicitado 300 e mais 200, hoje tem 8 na secretaria”, frisou e esclareceu que a população devolva esses aparelhos, “não temos mais para fornecer para quem está precisando, principalmente, para as gestantes de alto risco, tem algumas que estamos pedindo que comprem o aparelho do modelo utilizado na secretaria para poder fornecer a tira e ensinar a usar. Esses aparelhos vêm do Estado, através do consórcio Paraná Saúde, não é o município que compra, que fornece as tiras para o uso desses aparelhos”.
Paula disse ainda que a gestante usa os nove meses, ganha o bebê e não devolve o aparelho. “A demanda está muito alta”.
Aparelho
Explicou que se utiliza o aparelho para a gestante que tem suspeita de diabetes gestacional, “tem que fazer a medição seis vezes por dia em casa para poder fazer um monitoramento semanal para ser encaminhada para o alto risco ou não. A secretaria fornece o glicosímetro neste período”.