Saúde indígena: inscrições abertas para 671 vagas em 10 distritos até sexta-feira

Saúde indígena: inscrições abertas para 671 vagas em 10 distritos até sexta-feira
Fernando Frazão/Agência Brasil
erinéia

Profissionais interessados em atuar na saúde indígena no Brasil têm até as 17 horas desta sexta-feira (28) para se inscrever gratuitamente e concorrer a 671 vagas disponíveis em 10 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Esses distritos organizam e coordenam a atenção aos povos indígenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As oportunidades contemplam níveis técnico, médio e superior de ensino, com prioridade para candidatos indígenas. Além das vagas para contratação imediata, a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) formará um cadastro reserva para diferentes cargos. O objetivo das contratações é apoiar iniciativas e programas voltados para a saúde indígena, assegurando acesso adequado a serviços de saúde com respeito à cultura e aos saberes tradicionais dos povos indígenas.

Os selecionados atuarão em 10 unidades distribuídas nas localidades de Kaiapó do Pará (PA), Vale do Javari (AM), Xavante (MT), Kaiapó do Mato Grosso (MT), Alto Rio Solimões (AM), Médio Rio Solimões e Afluentes (AM), Mato Grosso do Sul (MS), Cuiabá (MT), Minas Gerais e Espírito Santo e Yanomami (RR e AM). As contratações obedecerão ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), garantindo direitos como 13º salário, férias regulamentadas e jornada definida.

Os interessados devem se inscrever pelo portal da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), responsável pelo recrutamento, seleção e contratação. Para quem não tem acesso à internet, as inscrições podem ser realizadas presencialmente nas sedes dos distritos sanitários ou na sede da AgSUS, em Brasília. Os editais de seleção já estão disponíveis e especificam as vagas ofertadas em cada distrito. No DSEI Yanomami, por exemplo, há oportunidades para fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas, técnicos de enfermagem e outros profissionais.

Conforme os editais, a análise curricular será realizada entre os dias 10 e 14 de março. O resultado provisório dessa análise será divulgado em 17 de março, e a previsão de admissão dos aprovados é para o dia 31 de março.

Criada em 2023, a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece suporte nas políticas do Ministério da Saúde, com foco na saúde indígena e atenção primária. A agência foi acionada em setembro de 2024 para atuar na Terra Indígena Yanomami (TIY), devido à grave situação sanitária que afeta crianças, jovens e idosos nessa área. A emergência foi denunciada por organizações indígenas e começou a ser enfrentada pelo governo em janeiro de 2023, com iniciativas interministeriais para combater a desnutrição, a falta de medicamentos e o alto número de óbitos.

Imagem de destaque - TV A Folha
Anuncio