Na sexta-feira (21), foi concluído a instalação, testes e aferição dos novos radares de controle de velocidade nas rodovias BR-163 e BR-280, no trecho de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A iniciativa faz parte do mais recente contrato de monitoramento viário, resultado da licitação vencida pela empresa KOPP.
Após essa etapa, os equipamentos passam pelo processo de homologação junto ao DNIT. Somente após a aprovação, os radares estarão aptos a operar de forma definitiva, fiscalizando o cumprimento dos limites de velocidade e contribuindo para a segurança viária. A tolerância de velocidade no Brasil é de 7 km/h para vias com velocidade máxima de até 100 km/h. Para velocidades superiores a 100 km/h, a tolerância é de 7%. Isso significa que, em uma via com velocidade máxima de 40 km/h, por exemplo, o motorista que trafegar até 47 km/h não será autuado. Ultrapassar essa margem, no entanto, resultará em penalidades conforme previsto na legislação de trânsito.
Segundo informação enviada pelo DNIT, a instalação dos radares tem como principal objetivo aumentar a segurança nas rodovias, reduzindo o número de acidentes e promovendo a conscientização dos motoristas em relação à velocidade.
Trechos das rodovias
Barracão
BR-163 KM 10+000 lombada eletrônica velocidade 40km/h;
BR-163 KM 11+550 radares fixos velocidade 50Km/h;
Capanema
BR 163 KM 86+450 Lombadas eletrônicas 40Km/h;
Flor da Serra do Sul
Radares fixos 60km/h.
Perola D’Oeste
BR 163 KM 63+25 lombada eletrônica 50Km/h BR 163 KM 62+100 lombada eletrônica 50Km/h;
Pranchita
BR 163 KM 38+600 radar fixo 50 km;
Santo Antônio do Sudoeste
BR-163 KM 34+400 radar fixo 50Km/h;
Marmeleiro
BR-280 KM 255+700 Radares fixos 60km/h – BR-280 KM 270+850 radar fixo 60km/h BR – 280 KM 270+450 radar fixo 60km/h;