RFCC fará Dia D da campanha Outubro Rosa

RFCC fará Dia D da campanha Outubro Rosa
Foto: Divulgação
Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Palmas promoverá, no próximo sábado (19), um Dia D da campanha Outubro Rosa, no quiosque da Praça Bom Jesus, onde serão realizadas coletas de preventivo, avaliação dermatológica, atendimentos médicos, já estão disponível coleta de sangue para de PSA e de mamografias a mulheres interessadas acima de 40 anos.

Outubro é o mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, especialmente, abrangendo, também, o câncer de colo de útero, entre outros. O Outubro Rosa, como é conhecido, é um movimento internacional criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, dos Estados Unidos.

De acordo com a vice-presidente da RFCC, Ivonilde Machado, o trabalho que a RFCC desenvolve junto à sociedade palmense e da microrregião é de fundamental importância, através de palestras, visitas, encaminhamentos e acompanhamentos, por exemplo. “Muitas empresas nos procuram para que as voluntárias possam estar indo às empresas e escolas também, faculdades, fazer palestras de conscientização sobre o Outubro Rosa, sobre a prevenção. É um trabalho bem bacana que a gente fica à disposição de todos que quiserem nos procurar”, explicou, destacando que durante toda a semana as voluntárias se disponibilizam a atender as pessoas, das 14h às 16h, no quiosque da Praça, onde também há um bazar para auxiliar no custeio das atividades.

Para Evandra Luvizão de Moraes, voluntária e ex-presidente da RFCC, a conquista do mamógrafo – aparelho de raios-x que gera imagens das mamas com alta resolução e contraste para identificar lesões, nódulos, microcalcificações e tumores em fase inicial, é a realização de um sonho. “Eu até me emociono, porque isso é uma conquista muito grande. A Rede Feminina até hoje nunca deixou faltar mamografia para as mulheres. A gente sempre fez distribuição de mamografias durante todos os meses; pagava em torno de 400 a 500 mamografias anuais para as mulheres fazerem no hospital”, contou, ressaltando a parceria com o Instituto Santa Pelizzari.

O mamógrafo foi adquirido com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Leandre Dal Ponte (PSD), que viabilizou R$ 1 milhão para que o município adquirisse o equipamento. “Foi uma vitória pra nós quando esse dinheiro entrou lá”, completou Evandra.

Em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria de Saúde, foi optado por instalar o mamógrafo na Clínica da Mulher. “Depois de toda essa luta que a gente teve, ele está aqui no município, e vai trazer, não para nós mulheres que somos da Rede, mas para a comunidade inteira e para os outros municípios, um benefício muito grande”, disse.

Luta contra o câncer

A RFCC não é voltada somente às mulheres, mas a todos os públicos, atendendo também homens e crianças. Basta procurar a Rede, no quiosque da praça, para mais informações e orientações.

Camiseta

Para ajudar no custeio dos trabalhos, a Rede tem à venda camisetas temáticas da entidade e da campanha Outubro Rosa. Todos são convidados a conhecer e colaborar com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Palmas e região.

Imagem de destaque - TV A Folha