Réplica da antiga Catedral de Palmas está ganhando forma

Réplica da antiga Catedral de Palmas está ganhando forma
Foto: Leticia Pacheco
Compartilhar

A nova Capela do Divino Espírito Santo terá 586 m² e busca resgatar a religiosidade palmense

A comunidade católica do bairro Divino, bem como de toda a cidade de Palmas, está acompanhando um sonho se tornar realidade. Trata-se da construção da nova capela do Divino Espírito Santo, uma réplica da antiga Catedral do Senhor Bom Jesus da Coluna dos Campos de Palmas, que ficava localizada na Praça Bom Jesus e deu lugar ao templo atual, e cuja obra iniciou há 10 anos. O responsável pelo projeto arquitetônico é o arquiteto sacro Tobias Bonk Machado, e a execução da obra está a cargo da empresa palmense Monte Castelo Construtora.

A construção da igreja teve um intervalo de três anos, em função da pandemia e outros fatores, sendo retomada há aproximadamente um ano, e segue em ritmo acelerado, dando forma, volume e vida à igreja, trazendo lembranças aos mais vividos e criando expectativas nos mais moços. A retomada da obra é uma iniciativa da Catedral, da diocese e do projeto Amigos da Torre, composto por um grupo de voluntários da comunidade palmense coordenado pela Professora Theresinha Acco, que se dedicam à continuidade e acompanhamento dos trabalhos visando a sua aguardada conclusão. De acordo com ela, cada dia é um novo avanço, estando a escadaria frontal praticamente pronta, além de todas as paredes e a torre. “Com a conclusão da obra da Igreja do Divino, a comunidade palmense e diocesana irá receber uma importante edificação, o que resgata a memória, a história e a valorização do presente, no processo litúrgico”, comentou a professora, ressaltando que a capela é um monumento histórico que resgata a religiosidade, marca do povo palmense. A conclusão está prevista para meados de 2025.

Réplica da antiga Catedral de Palmas está ganhando forma
Vitral
Réplica da antiga Catedral de Palmas está ganhando forma
Coordenador do Conselho da Comunidade, Antonio Trindade, bispo Diocesano, Dom Edgar e Volnei Martins, Construtora Monte Castelo

Obra

A nova igreja do Divino Espírito Santo terá uma área construída de 586m² e um investimento de mais de R$ 2 milhões na sua segunda fase. O templo religioso contará com dezessete vitrais, mantendo-se a originalidade, inspirados em passagens bíblicas, com a presença do padroeiro da capela em todas as ilustrações, tendo a participação dos padres Vagner José Raitz e Rudinei José Willers e da professora Theresinha Acco na criação. Além disso, contará com nove portas de imbuia, projetadas pela arquiteta de arte sacra, Ellen Biavatti; uma torre medindo 25,74 metros de altura; um sino pesando 110 quilos, o qual marcará a nota musical “Mi”; um relógio com 1,50 metro de diâmetro. A escadaria será composta por 14 degraus, seguindo o mesmo design da anterior, interrompidos por descanso ou patamar, para proporcionar acessibilidade adequada às diferentes demandas. Nas laterais da parte frontal, a capela será contornada por muretas e muro mais elevado e, ainda consta no seu projeto, ajardinamento e estacionamento para os veículos dos fiéis. “Cada dia, cada avanço, cada momento é uma emoção muito forte”, disse professora Therezinha, revelando que os próximos passos são a execução dos projetos elétrico e luminotécnico, instalação do teto acústico, da cúpula, do sino e do relógio, e a pintura geral. Uma obra gigante, que carrega em seu DNA o estilo neogótico.

Visita

Em recente visita técnica à obra, do bispo diocese, Dom Edgar Xavier Ertl, demonstrou interesse em cada detalhe. Enfatizou que aos poucos vai tomando uma feição eclesiástica e elogiou a pintura da torre, “uma verdadeira renda em tons clássicos”, bem como a obra como um todo. Dom Edgar deixou registrado seu reconhecimento e gratidão para com a comunidade palmense, aos envolvidos no projeto da construção. Disse ser uma obra histórica e imponente para Palmas e para a diocese, abençoou o local e reforçou que não faltem forças e energias à população para prosseguir nesse “empenho apostólico”.

Churrasco

Uma das marcas festivas da comunidade do Divino é a tradicional festa, realizada anualmente no Dia de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), momento em que toda a população palmense participa fervorosamente dando graças ao padroeiro da capela, o Divino Espírito Santo, e contribuindo com a comunidade através da aquisição de churrasco, bolos, pastéis, por exemplo.

Contudo, devido às inúmeras atividades relacionadas à construção da nova capela, este ano a comunidade optou por transferir a festa para outro momento. Portanto, nesse domingo, dia (10), será realizado o tradicional churrasco da Capela do Divino, podendo ser adquirido por todos os interessados, no sábado, diretamente no pavilhão. “Esse ano, em função de uma série de atividades e a soma dos trabalhos aqui com a construção, houve por bem deixar para mais tarde. Então isso está acontecendo agora, não poderíamos deixar de realizá-la”, informou a coordenadora do projeto Amigos da Torre.

Expectativa

Localizada na esquina da rua Carlos Seixas Saldanha com a rua Alberto Santos Dumont, a nova Capela do Divino Espírito Santo é um presente para Palmas, os palmenses e todos os fiéis católicos da diocese de Palmas-Francisco Beltrão, resgatando um monumento histórico com profundo valor religioso e devolvendo um sentimento de afeto e pertencimento a Igreja e à comunidade.

Imagem de destaque - TV A Folha