No IFPR Campus Palmas, ocorreu a aula inaugural do projeto Mulheres Mil, um programa do governo federal através da Secretaria Educacional, Profissional e Tecnológica (SETC).
O projeto é para enfrentar as desigualdades de gênero ao atender mulheres a partir de 16 anos, prioritariamente, em situação de vulnerabilidade social e econômica em contexto de pobreza e extrema pobreza; baixo grau de escolarização; mulheres que são responsáveis “sozinhas” pelos cuidados no ambiente familiar; vítimas de violência doméstica.
A Professora Andrieli Diniz Vizzoto, explicou que foram ofertados seis cursos para a comunidade de Palmas e região. “As aulas tiveram início em agosto e vão até novembro. Nesta aula ocorreu a formalização destes cursos. Ao todo, são cadastradas 110 estudantes”, orientou ela e mencionou que os cursos foram baseados nos professores disponíveis e também os temas para contribuir com a comunidade palmense, “curso de agente cultural, realizado na comunidade indígena e na Ocupação Marielle Franco; curso de liderança social e comunitária, que ocorre no Centro de Empreendedorismo e no Campus, curso de Micro Empreendedor Individual; Operador de Computador, Língua Portuguesa e Libras”.
Reiterou que os cursos são gratuitos e abertos à comunidade. “Os editais foram abertos para a comunidade no meio deste ano. A intenção é para o início do ano que vem é um novo edital com novos cursos. Além do certificado de conclusão do curso que elas recebem, saem empoderadas com suas potencialidades para contribuir com a comunidade de Palmas e região e também estar capacitadas para o mercado de trabalho”.
“Achei interessante fazer a capacitação, escolhi os curso de Liderança Comunitária e Empreendedorismo Social. Nunca é tarde para aprendermos, importante ter uma qualificação há mais”, disse Nely Mendes Didoné, coordenadora da Pastoral da Criança do bairro Lagoão.
Programa
O Programa Mulheres Mil reúne um conjunto de políticas públicas e diretrizes governamentais voltadas para fazer a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.
O Programa Mulheres Mil foi criado com a finalidade de unir a educação ao trabalho, abrangendo a população feminina em busca de oportunidades de acesso às ações educacionais, a elevação da escolaridade e à inclusão e permanência no mundo do trabalho, tendo como ponto central a identificação, o reconhecimento e a valorização da diversidade e dos saberes acumulados em cada uma de suas etapas de vida.
Corpo Docente
Alunas
Aluna, Nely Mendes Didoné
Professora Andrieli Diniz Vizzoto
Professor Renato Koch