Programa Mulher Segura será ampliado para os 399 municípios do Paraná em 2025

Programa Mulher Segura será ampliado para os 399 municípios do Paraná em 2025
SESP
ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS (copy at 2025-06-02 15:42:55)
Compartilhar
erinéia

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (10) o decreto 9.135/2025, que institucionaliza o programa Mulher Segura. A iniciativa traz uma série de ações voltadas ao combate do feminicídio e da violência doméstica e será expandida para os 399 municípios do Paraná. Em 2024, as operações do programa foram realizadas em 20 cidades, com resultados positivos.

O Mulher Segura promove a capacitação de agentes públicos para atender ocorrências de violência contra a mulher e realiza ações para conscientizar homens e mulheres, buscando a redução desses casos. Segundo o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira, “estamos alterando as estratégias preventivas que serão realizadas já em 2025, com a ampliação do programa aos 399 municípios do Paraná”.

Hudson Teixeira destacou também que haverá “a formação de policiais que atuarão como multiplicadores, para atuação imediata no processo de ampliação. Com isso, teremos ainda o aumento do escopo de abrangência de parcerias voltadas às ações de proteção à violência contra a mulher”. Entre as ações previstas estão palestras, orientações a agentes públicos, monitoramento simultâneo de agressores e vítimas, além da instalação de salas de atendimento especializado a mulheres em delegacias.

O programa visa fortalecer parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para ampliar a promoção de suas iniciativas. Outros projetos e ações de segurança para mulheres poderão integrar o Mulher Segura, a partir de sua ampliação. Novos recursos do governo estadual também serão destinados para palestras ministradas por policiais, alcançando um maior público. Desde sua criação, o programa já realizou 421 palestras, atingindo mais de 51 mil pessoas.

Os dados mostram que as 20 cidades atendidas pelo programa no ano passado registraram resultados significativos: houve uma redução de 18% nos casos de feminicídio, que passaram de 45, em 2023, para 37, em 2024. A expectativa agora é que a expansão do programa ajude a diminuir ainda mais os índices de violência, especialmente considerando os 109 feminicídios registrados em todo o estado no último ano.

ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS (copy at 2025-06-02 15:42:55)
Imagem de destaque - TV A Folha