Programa do Governo do Paraná financia pesquisas para virar negócios; inscrições abertas até 25 de abril

Programa do Governo do Paraná financia pesquisas para virar negócios; inscrições abertas até 25 de abril
SETI
ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS (copy at 2025-06-02 15:42:55)
Compartilhar
erinéia

Pesquisadores paranaenses com ideias inovadoras têm até 25 de abril para se inscrever na nova edição do programa Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime). A iniciativa do Governo do Estado transforma pesquisas acadêmicas em produtos, serviços e novos negócios e oferece 150 vagas destinadas a professores, estudantes e profissionais vinculados a instituições de ensino superior e centros de pesquisa do Paraná.

Na próxima segunda-feira (7), será realizado um evento online para tirar dúvidas dos interessados. Coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com apoio da Fundação Araucária, o programa conta com o investimento anual de R$ 2 milhões, destinado a viabilizar até dez projetos com potencial comercial. Em 2024, empreendedores de startups também poderão participar da primeira etapa e acessar ações de qualificação promovidas pelo Sebrae/PR.

O programa visa apoiar titulares de patentes na transformação de invenções em produtos comerciais por meio da criação de startups, licenciamento tecnológico ou transferência de tecnologia. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do Paraná, levando os avanços científicos para o mercado.

“O governo paranaense facilita a interação direta entre setor acadêmico e setor produtivo, assegurando que as tecnologias resultem em avanço econômico e qualidade de vida”, afirmou Aldo Nelson Bona, secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “O programa Prime é a materialização dessa estratégia, combinando assessoria especializada e financiamento para converter as ideias em negócios e proteger a propriedade intelectual.”

O conteúdo do Prime é aplicado integralmente online, permitindo a participação de cientistas de todo o estado. Os participantes terão mentoria especializada para proteção de patentes, modelagem de negócios e temas como finanças, processos comerciais, aspectos jurídicos e transferência tecnológica. A qualificação será oferecida pelo Sebrae/PR.

**ETAPAS**

Conforme o edital, o Prime ocorrerá em três fases. A primeira, entre maio e agosto, incluirá nove workshops e cinco sessões de mentoria coletiva. Na segunda etapa, de agosto a setembro, 40 projetos serão selecionados. Um dos requisitos é possuir protocolo de propriedade intelectual ou registro de patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Os selecionados participarão de três workshops, uma mentoria coletiva e duas sessões de mentoria individual.

Na fase final, dez projetos serão escolhidos e cada um receberá R$ 200 mil para desenvolver as tecnologias propostas. Essa etapa contará com mentoria individual, workshop e consultoria especializada. Os certificados e cheques simbólicos serão entregues em 29 de setembro, na abertura do evento Paraná Faz Ciência 2025, que integra a programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

**Serviço:**

**Inscrições:** até 25 de abril – Edital AQUI

**Evento online tira-dúvidas:** 7 de abril – AQUI

**Inscrições homologadas:** 29 de abril

**1ª etapa:** 7 de maio a 6 de agosto

**2ª etapa:** 13 de agosto a 10 de setembro

**3ª etapa:** 17 de setembro a 8 de outubro

ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS (copy at 2025-06-02 15:42:55)
Imagem de destaque - TV A Folha