O programa de castração gratuita de cães e gatos, em Palmas, iniciou no dia (17) de junho, para atender 70% das fêmeas. Ao todo, serão 2 mil castrações, em três clínicas veterinárias da cidade escolhidas através de Chamamento Público.
Nesta semana, os credenciamentos para os procedimentos cirúrgicos além de serem feitos na Secretaria de Agricultura, no Parque de Exposições Luiz Fernando Abreu Ferreira (Pé Vermelho), foram ampliados para o CRAS do Lagoão. Posteriormente, os credenciamentos serão realizados em outros bairros.
A médica veterinária, Drª Suellen Bauer, revelou que até a quinta-feira (04) de julho, já havia 430 inscrições para as castrações. “Já estamos direcionando para as clínicas para realizarem os procedimentos. Já foram castrados 274 animais, 51 gatas, 28 gatos, 128 cachorras e 64 cachorros”.
Explicou ainda que a população aderiu às castrações, porém, tem muitas pessoas com dúvidas. “Devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, acompanhar as redes sociais e os meios de comunicação da Prefeitura. Iniciamos os cadastramentos no CRAS do Lagoão e nas próximas semanas iremos para outros bairros para que toda população tenha acesso às castrações”, argumentou ela.
Reiterou que as pessoas devem fazer o cadastramento na Secretaria de Agricultura, no Parque de Exposições Pé Vermelho ou nos outros locais estabelecidos nos bairros. “Tem que informar RG, CPF e o CadÚnico. O processo está sendo rápido, faz em uma semana e na outra já é realizado o processo cirúrgico”.
A médica veterinária, acrescentou ainda que a população pode acompanhar os dados no site da Prefeitura de Palmas, no link denominado “Castrômetro, que é atualizado diariamente com a quantidade de animais que passaram pelos procedimentos cirúrgicos”.
A Médica veterinária, Drª Claudia Derussi (Clínica Animale), pontuou que são feitos os procedimentos de segunda a sexta-feira, no período da manhã. “Os animais chegam no local às 8h, em jejum, horário pré-agendado pela Secretaria de Agricultura. Faz-se o procedimento, o animal fica em observação até o dia seguinte, posteriormente, é liberado para os cuidados em casa, onde deve permanecer em repouso e retorna com 10 dias para a retirada dos pontos. Foram realizados os procedimentos em cerca de 120 animais. Estamos contentes com os resultados do programa, a cidade será beneficiada. A população deve participar”, salientou.
Dados das castrações
Procedimento cirúrgico
Médica veterinária, Drª Suellen Bauer
Médica veterinária, Drª Claudia Derussi (Clínica Animale)