Pesquisar
Close this search box.

Presidente do TRT-PR assina convênios e Termos de Cooperação em Palmas

Imagem de destaque - Presidente do TRT-PR assina convênios e Termos de Cooperação em Palmas
Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

Na terça-feira (25), o presidente do TRT-PR, desembargador Célio Waldraff, assinou em Palmas dois convênios, um com o IFPR para os estudantes de Direito prestarem auxílio para atendimento de pessoas em vulnerabilidade na Vara do Trabalho e o outro para o projeto Roberto Dala Barba, que oferece aulas de informática e cidadania para crianças e adolescentes. A assinatura dos convênios ocorreu no auditório da Biblioteca com a participação da diretora-geral do IFPR, Graciela Ghelen e do Juiz da Vara do Trabalho da Comarca de Palmas, José Vinicius de Souza Rocha.

Em visita à Vara do Trabalho da Comarca de Palmas, Waldraff assinou com o Prefeito de Mangueirinha, Elídio Zimerman de Moraes, um Termo de Cooperação para instalação de um Ponto de Inclusão Digital (PID) na Prefeitura. O computador e a câmera são doados pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) e um servidor da Prefeitura é treinado para prestar atendimento. Com o PID, os moradores podem participar de audiências online, consultar processos, testemunhar em ações, conseguir atendimento no Balcão Virtual das Varas do Trabalho, etc. A vantagem é facilitar o acesso à Justiça do Trabalho e evitar deslocamentos para participar em processos na Vara do Trabalho de Palmas. PIDs TAMBÉM serão instalados ainda em Cel Domingos Soares e Clevelândia.

O presidente do TRT-PR, desembargador Célio Waldraff, explicou sobre o convênio com o IFPR de Prática Trabalhista oferecendo oportunidade para os alunos estudar o aspecto prático da atuação processual e compartilhar essas informações com a sociedade. “É uma oportunidade de se garantir o acesso à Justiça, de um lado os estudantes fazem a prática trabalhista e do outro lado, as pessoas necessitadas tem assessoria jurídica de qualidade para atuar e reivindicar seus direitos”, argumentou e contextualizou que o desafio do Judiciário Moderno é se aproximar cada vez mais da sociedade, “importante superar modelos antigos com os juízes distantes da sociedade, hoje, em dia o juiz precisa compartilhar dessa sociedade em rede que vivemos utilizando todas as possibilidades que a tecnologia oferece”.

O Presidente ressaltou também sobre os convênios com outros municípios colocando à disposição os Pontos de Inclusão Digital (PIDs), possibilitando que a Vara do Trabalho da Comarca de Palmas fique conectada com pontos físicos específicos em Clevelândia, Cel Domingos e Mangueirinha, “dessa maneira a população não precisa vir até Palmas para tocar sua ação trabalhista, é uma maneira de contornar a exclusão digital, pois, muitas pessoas não tem acesso a essa tecnologia, por isso o Judiciário investiu forte neste segmento para abreviar a demora dos processos”. 

Waldraff, também participou de um encontro na sede da OAB Subseção de Palmas.   

Imagem de destaque - Presidente do TRT-PR assina convênios e Termos de Cooperação em Palmas
Diretora-geral do IFPR, Graciela Ghelen, Presidente do TRT-PR, desembargador Célio Waldraff e o Juiz da Vara do Trabalho da Comarca de Palmas, José Vinicius de Souza Rocha.

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha