Cel Domingos Soares é basicamente agrícola. Com isso, o departamento Municipal de Agricultura, em parceria com o IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, antigo Emater, está buscando estimular a diversificação da produção dos pequenos agricultores.
Desta forma, além do desenvolvimento de experiência com a produção de morangos em estufas, de iniciativa do governo municipal, produtores da região do Travessão e do quadro urbano desenvolvem experimento de plantio de melancias, com apoio dos técnicos do município e do IDR, Luiz Antônio Mezzomo e Adilson Blasius, respectivamente, e do engenheiro Agrônomo especialista na área, Biava.
Segundo o diretor de Agricultura, Rodrigo Müller Gheno, o projeto visa a provar o potencial produtivo do município, numa combinação de clima, altitude e solo, se tornando mais uma opção de renda para os produtores.
Para o prefeito Jandir Bandiera, a diversificação da produção agrícola é importante por ampliar as possibilidades de investimentos e de renda aos pequenos produtores rurais. “Nosso município é imenso e repleto de riquezas e potencialidades. Nosso dever, como Poder Executivo, é desenvolver projetos e programas que vão ao encontro das necessidades da nossa gente. No caso da agricultura, mostrar que existem inúmeras possibilidades de investimento e de crescimento, como estamos fazendo”, disse o chefe do Município.
Por fim, o departamento de Agricultura orienta os produtores que têm interesse em saber mais sobre a produção de melancia e receber as orientações dos técnicos, a procurarem o setor, junto à Casa de Apoio Municipal Nossa Senhora de Fátima, onde temporariamente estão sendo feitos os atendimentos.
P.M.C.D.S.