Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Palmas viabilizou 2 mil castrações para cães e gatos, Prefeito comentou sobre essa ação 

Imagem de destaque - Prefeitura de Palmas viabilizou 2 mil castrações para cães e gatos, Prefeito comentou sobre essa ação 
Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

Em uma entrevista para o Jornal A Folha do Sudoeste e TV A Folha, o Prefeito de Palmas, Dr Kosmos, divulgou uma notícia importante e aguardada por grande parcela da população, tratando-se sobre as castrações dos cães e gatos, uma problemática enfrentada há vários anos no município.

Segundo o gestor público, são 2 mil castrações que iniciaram na segunda-feira (17), para atender 70% das fêmeas desses animais. “Com as três clínicas serão 150 castrações por semana, esse é o planejamento, esperamos que os tutores tragam os animais para os procedimentos”, ressaltou ele.

A médica veterinária, Drª Suellen Bauer, justificou que serão cadastrados animais em situação de rua, vulneráveis de grupos de proteção e para os animais que seus donos estejam cadastrados no CadÚnico. Informou também, para os cães de rua que não possuem seu tutores, foi entrado em contato com os Protetores Independentes. “Pedimos para as pessoas que cuidam desses animais que entrem em contato com a Secretaria de Agricultura e Pecuária. Também serão colocados micro chips nesses animais para um controle populacional”, assinalou a médica veterinária.

“No início da semana os procedimentos serão realizados nos cães e mais para o final da semana nos gatos. A estimativa são 10 castrações ao dia por clínica”, orientou ela e acrescentou que são três clínicas credenciadas, Drª Claudia (Clínica Veterinária Animale), Dr Condá e Drª Caroline (Centro Veterinário Palmense) e Dr Guilherme (Clínica Veterinária Vitta Vet). “No pós operatório o animal vai receber todo cuidado na clínica até 24h, dependendo da avaliação do médico veterinário. O animal será liberado com o colar ou roupa cirúrgica, medicação do pós operatório para cinco dias com antibióticos, antiflamatórios e remédio para dor, após 10 dias retorna para a retirada dos pontos”, explicou.

O diretor do departamento de Agricultura e Pecuária, Gabriel Anschau reiterou sobre o cadastramento que deve ser feito na Secretaria de Agricultura e Pecuária localizada no Parque de Exposições Luiz Fernando Abreu Ferreira (Pé Vermelho). “A responsabilidade é do tutor dos animais junto com as ONG’s para levar até a clínica que irá efetuar o procedimento cirúrgico e também a retirada do animal. Será feito campanha nos bairros para que seja feito o cadastramento”.

Explicou também que a expectativa é castrar 30 animais por dia para que as 2 mil castrações sejam realizadas o mais rápido possível.

Prefeito de Palmas, Dr Kosmos

Diretor do departamento de Agricultura e Pecuária, Gabriel Anschau e a médica veterinária, Drª Suellen Bauer

NOTA

O município de Palmas informa a população acerca do Programa de Castração para cães e gatos.

De acordo com o Decreto Municipal nº 4.324/2024, o Programa de Castração tem o intuito de subsidiar o valor total da castração de animais domésticos (cães e gatos) para famílias de baixa renda; animais soltos; abandonados ou comunitários.

Serão consideradas famílias de baixa renda elegíveis ao Programa de Castração de cães e gatos, aquelas que atenderem aos seguintes critérios: possuir residência fixa no município de Palmas e possuir Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CADÚnico), atualizado nos últimos 12 meses.

Ainda, poderão ser cadastrados cães e gatos soltos, abandonados ou comunitários, representados por protetores independentes previamente cadastrados no município ou por ONG’s.

Os cadastros deverão ser realizados diretamente na Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, localizada, no Parque de Exposições Luiz Fernando de Abreu Ferreira (Pé Vermelho) – Rua José Joaquim Bahls, s/n, bairro Alto da Glória.

Os documentos obrigatórios a serem apresentados são: resumo do CADúnico atualizado, RG e CPF do representante do animal, assim como deverão ser prestadas as demais informações necessárias pela Secretaria acerca dos animais pretendidos.

Não há limite de animais a serem castrados por pessoa.

São prioridades de castração os animais soltos, abandonados ou comunitários.

O cidadão poderá entrar em contato pelo WhatsApp (46) 3263-7006, diretamente com os servidores da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, para informações e cadastro.

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha