Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08 de março), a Prefeitura de Palmas, realizou um evento no Centro Cultural. Uma iniciativa da gestão Langaro e Lagarto que contou com a presença das servidoras municipais, convidados, da Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte e do 1º Secretário da ALEP, Gugu Bueno. Foram distribuídas flores e outros brindes e também ocorreram apresentações artísticas e musicais.

Leandre, explicou que o governador Ratinho Jr, em 2023, criou a Secretaria de Estado da Mulher, da Igualdade Racial e das Pessoas Idosas e colocou essa agenda na pauta política. ”Hoje, as mulheres já ocupam lugares importantes na sociedade, seja na vida pública, na iniciativa privada, mas, sabemos que ainda elas precisam ter mais oportunidades para prosperar, realizar seus sonhos, ter seus projetos de vida, viver com autonomia, independência e, principalmente, livre de todas as formas de violência, viver uma vida plena sem medo”, destacou ela e agradeceu o carinho e a hospitalidade que sempre é recebida em Palmas. “Tenho privilégio em representar a cidade, em meu terceiro mandato de deputada federal. A agenda foi muito produtiva, primeiro na Prefeitura, com o Prefeito Langaro e todo seu time de secretários. Expliquei o que estamos fazendo junto ao governo do Estado acolhendo todas as demandas que o município traz para melhorar a vida das pessoas. Recentemente, destinamos R$ 700 mil para que a Saúde realizasse cirurgias eletivas, foram mais de 400 procedimentos já foram realizados; licitamos um ônibus para atender melhor as pessoas que precisam se deslocar para outros lugares; um tomógrafo novo instalado no Hospital Santa Pelizzari, fruto de recursos que destinamos, junto com a Rede Feminina de Combater ao Câncer (RFCC); um aparelho de mamografia que está instalado na Clínica da Mulher e destinamos R$ 150 mil, para o Palmas Esportes”, ressaltou ela.
Pontuou ainda que o Governo do Estado tem investido nos municípios através de repasses estaduais do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher ajudando a criar nos municípios políticas públicas que transformam a vida das pessoas. “Palmas avançou, criou o Conselho Municipal, o Fundo Municipal, está estruturando um departamento específico para cuidar da política voltada para as mulheres”.

“Um evento para celebramos a importância da mulher, a importância feminina, vivemos um momento especial de empoderamento, elas são destaque em vários setores. Quando a mulher está envolvida no serviço público, é a certeza de ser bem prestado para nossa população. É um momento especial para refletirmos o papel da mulher em nossa sociedade e também celebrarmos esse momento. Quanto mais a mulher estiver envolvida no dia a dia, melhor será para todos”, disse o do 1º Secretário da ALEP, Gugu Bueno.