Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Cel Domingos Soares desenvolve projeto de proteção de nascentes

Imagem de destaque - Rascunho automático
Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

Com recursos do Programa Itaipu Mais que Energia (R$ 63.999,00), Cel Domingos Soares, através do departamento de Meio Ambiente, está desenvolvendo projeto de proteção de nascentes existentes em propriedades rurais. Nessa primeira fase serão contempladas 60 nascentes.

Nessa segunda-feira (10), o diretor do departamento de Meio Ambiente, Rodrigo Müller Gheno, acompanhou alunos do Ensino Médio, Técnico em Agronegócios do Colégio Santa Catarina e alunos da APAE numa visita a duas propriedades na região do Travessão, onde o projeto foi realizado.

De acordo com Gheno, a proteção de nascentes é um trabalho de fundamental importância para “impedir a contaminação da água de consumo por enxurradas e a ação de animais”.

A seleção das propriedades e nascentes atendidas é feita pelos técnicos do IDR, sendo priorizados, nesse primeiro momento, os produtores de orgânicos devido às necessidades e exigências quanto à qualidade da água para lavar seus produtos, e conforme o enquadramento das nascentes. Os produtores rurais que tiverem interesse podem fazer o cadastro no Departamento de Meio Ambiente (anexo à Casa de Apoio).

De acordo com o dicionário, sustentabilidade significa um sistema com capacidade de se preservar. É um modelo com condições de balancear as necessidades econômicas e a preservação ambiental. A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o termo sustentabilidade como ações que podem atender as necessidades atuais sem comprometer as demandas futuras.

Desenvolvimento com respeito ao meio ambiente e sustentabilidade é o que o governo municipal busca através das inúmeras ações executadas no cotidiano.

P.M.C.D.S.

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha