A gerente Regional (Oeste/Sudoeste) da Sanepar, Rita Camana, revelou que participou de uma reunião técnica e visitas técnicas, em Palmas, com especialistas de água e de esgoto. Segundo ela, foi elaborado um levantamento de possíveis necessidades de intervenção na rede coletora de esgoto do município e também pontos de galeria de água pluvial.
“Apresentamos esse trabalho ao Prefeito Langaro, com os resultados do controle de qualidade da água e do esgoto, mostramos que está tudo dentro dos padrões e da legislação. Apresentamos também para o Prefeito a condição da situação atual da Estação de Tratamento de Água, conseguindo abastecer a população considerando o crescimento, que já foi todo mapeado e levantado. Até 2027, na condição atual teremos dois poços perfurados onde está sendo construída a nova Estação de Tratamento de Água. Esses dois poços passarão por um teste de vazão simultâneo, a nossa expectativa é que tenhamos 70 m³ por hora de vazão para poder incrementar no Sistema de Água de Palmas. Com essa vazão, ganharíamos uns 17,5% de incremento o que daria mais um fôlego, entre 2027 e 2030”, esclareceu e comentou que há projetos futuros que a Sanepar realiza para os municípios. “Já temos um projeto de uma nova captação, uma nova Estação de Tratamento de Água, no Rio Bandeiras”, disse ela.
Construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto
Rita, revelou que a obra já iniciou e o prazo de execução é até abril de 2025, está localizada no bairro Pitanga. ”Será uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), moderna para eliminar a estação atual que está localizada no perímetro urbano do município”.
Diagnóstico
Ressaltou ainda que a Sanepar atende a legislação, tanto de água quanto de esgoto. ”Cumprimos a legislação vigente e atendemos 100% em água e 100% de esgoto. O trabalho que a Sanepar faz de controle de qualidade, é repassado mensalmente para a Secretaria de Saúde do município e também para a Secretaria de Saúde do Estado. Essa parte consegui mostrar para o Prefeito e demais lideranças, com o comprometimento da companhia e o trabalho que realizamos que é 100%. Para o futuro, conseguimos também mostrar essa questão de ampliação da rede coletora de esgoto. Já temos um projeto que está em andamento, deve licitar ainda esse ano que é mais 40 quilômetros de rede coletora, que vai atender vários locais, entre eles o bairro Aeroporto. Com isso, vamos conseguir antecipar, porque temos metas com o município e iremos conseguir os resultados com os índices de atendimento para Palmas”.
Relatório
A gerente Regional, comentou que daqui há 30 dias será entregue ao Prefeito um Plano de Trabalho, com ações integradas entre a Sanepar e a Prefeitura.