Na segunda-feira (10), no Centro Empresarial ocorreu a formalização do convênio entre a Prefeitura de Palmas e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), para a 6ª edição da Cidade do Conhecimento, que promove capacitação gratuitamente. Desde o início, 12.986 palmense, já se profissionalizaram. As matrículas já iniciaram na segunda-feira (10), no SENAI.
O Prefeito de Palmas, Daniel Langaro e o Vice-presidente da FIEP, Roni Marini, assinaram o convênio.
Aproveitando a ocasião foram apresentados alguns dados econômicos de Palmas, as vagas ofertadas e também as necessidades da população, referente ao quesito capacitação.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Felipe Zanoello, comentou que o Prefeito, Langaro, chancelou mais essa edição, com 56 cursos, aproximadamente 3 mil vagas trazendo a oportunidade de qualificação para a população em várias áreas. “É Palmas sendo destaque regional e nacional através do programa Cidade do Conhecimento”.
Ressaltou também que esta edição irá apresentar algumas inovações, ou seja, contemplando as mulheres, vítimas de violência e também com a disponibilização dos cursos de longa duração.
O Prefeito, ressaltou que formalizou o acordo entre a prefeitura e a FIEP. “A nossa administração está focada para capacitar todos aqueles que necessitam de qualificação profissional, isso gera mais felicidade para as pessoas. São mais de 2 mil vagas ofertadas”, comentou o gestor público e destacou que os bons programas da gestão anterior terão uma sequência.
“Fizemos a explanação dos dados dos últimos 05 anos do projeto Cidade do Conhecimento, esta edição conta novamente com um portfólio de oportunidades para a população de Palmas, voltado para a formação profissional direcionado para o segmento industrial. O município adquire um percentual de cursos, mas, a contrapartida do Senai é maior”, frisou a Gerente Regional de Educação e Negócios da Fiep, Juliani Agnes e pontuou, para esta edição a estratégia foi alterada, “optamos em conjunto com a gestão municipal em fazer uma Cidade do Conhecimento mais diluída nos próximos meses. Haverá concentração de carretas na Praça Bom Jesus, mas, optamos também para levar cursos ao ano todo em nossa Unidade Operacional”.

O Vice-presidente da FIEP, Roni Marini, mencionou quando o Cidade do Conhecimento iniciou em 2020, foi inovador, na ocasião foi a primeira vez no Paraná que se reuniram todas essas carretas preparadas para os cursos. “Tanto foi um sucesso que outras cidades também o fizeram de uma maneira similar. Um dos grandes desafios que temos como indústria é ter mão de obra qualificada, e a Cidade do Conhecimento vem sanar essa questão”.