Prefeito comenta sobre Meritocracia na Educação, abono salarial e ampliação de vagas em um novo CMEI

ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS (copy at 2025-06-02 15:42:55)
erinéia

O chefe do executivo palmense, Dr Kosmos, na entrevista coletiva no seu gabinete anunciou algumas ações, dentre elas, o encaminhamento à Câmara de Vereadores de alguns Projetos de Lei.

Comentou também sobre o reajuste com índice de 6,56%, com adicional de 3,44%, totalizando 10% para os funcionários municipais e o governo federal informou que o reajuste do piso nacional para os professores para quem está iniciando é de 14,95%, um salário de R$ 2.210,00, 20h, semanais, o município também irá repassar este valor. “Também encaminhei Projeto de Lei para a Educação instituindo a Meritocracia, ou seja, o professor que tiver 100% de frequência irá receber o Abono Salarial. O ano letivo tem 200 dias de aula, divididos em dois semestres, o professor com 100%, no primeiro semestre irá receber ½ de abono salarial e com a mesma frequência no segundo semestre recebe mais ½”, explicou ele e mencionou que a prefeitura já investiu na estrutura do setor de Educação e agora vai investir também no professor. “Vamos reconhecer o professor que efetivamente deu 100% de suas aulas, a Educação tem dificuldade devido aos professores faltosos, exemplo, se em um dia faltam 10 professores, cerca de 200 a 300 alunos ficam com o ensino comprometido”.

Compra de Imóvel

O prefeito também declarou que foi encaminhado à Câmara de Vereadores outro Projeto de Lei para aquisição de um imóvel, próximo ao antigo Hotel Coroados para a ampliação do número de vagas para um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), em torno de 100 a 120 crianças.

Enxugamento da máquina administrativa       

O prefeito acrescentou ainda que estes novos investimentos e o reajuste salarial somente foram possíveis com a exoneração de alguns cargos comissionados e a retirada das Funções Gratificadas (FG) de alguns funcionários. “O dinheiro não cai do céu, quando entramos na prefeitura em 2017, o organograma da prefeitura eram 115 cargos comissionados, hoje, são entre 65 e 66, quando economiza sobra”.

ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS (copy at 2025-06-02 15:42:55)
Imagem de destaque - TV A Folha