Prazo final para segunda parcela do IPVA 2025 de veículos com placas 9 e 0 é nesta quarta-feira

Prazo final para segunda parcela do IPVA 2025 de veículos com placas 9 e 0 é nesta quarta-feira
Albari Rosa/Arquivo AEN
erinéia

Os proprietários de veículos com finais de placa 9 e 0 têm até esta quarta-feira (26) para realizar o pagamento da segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025. Aqueles que optaram pelo parcelamento em cinco vezes devem quitar a segunda cota dentro do prazo estipulado, sem a incidência de juros.

As datas de vencimento do IPVA variam conforme o final da placa do veículo, sendo essencial que os contribuintes se atentem aos prazos para evitar multas. Em caso de atraso, é aplicada uma penalidade de 0,33% ao dia mais juros de mora baseados na taxa Selic. Após 30 dias de atraso, a multa se fixa em 10% do valor devido. O calendário de pagamento da segunda parcela começou em 20 de fevereiro, com os veículos de placas finais 1 e 2, e se encerra nesta quarta-feira, abrangendo cerca de 2,8 milhões de contribuintes que optaram pelo parcelamento.

Desde anos anteriores, as guias de recolhimento (GR-PR) não são enviadas via Correios. A Secretaria de Estado da Fazenda e a Receita Estadual também não enviam boletos por e-mail ou por aplicativos de mensagens. Os proprietários no Paraná devem gerar as guias por meio de canais oficiais, como o Portal IPVA, os aplicativos “Serviços Rápidos” da Receita Estadual e “Detran Inteligente” (disponíveis para Android e iOS), ou pelo Portal de Pagamentos de Tributos.

Uma das opções disponíveis para pagamento do IPVA é o pix, utilizando o QR Code gerado na guia de recolhimento. Essa modalidade de pagamento é compensada em até 24 horas e pode ser realizada por aplicativos de mais de 800 instituições financeiras. A operação não está restrita aos bancos parceiros do Estado e pode ser feita nos canais eletrônicos das instituições.

O IPVA também pode ser pago via cartão de crédito, com a possibilidade de parcelamento em até 12 vezes. Nesse caso, a Secretaria da Fazenda destaca a importância de observar as taxas cobradas pelas instituições financeiras operadoras, sendo possível consultar os valores de juros aplicados na tabela disponível online.

A Secretaria ressalta a necessidade de atenção contra possíveis fraudes, como sites falsos que se passam pelos órgãos estaduais. É fundamental que as guias de pagamento sejam geradas exclusivamente em sites oficiais com a extensão “pr.gov.br” ou por meio dos aplicativos oficiais da Receita Estadual e do Detran, que garantem formas seguras de quitar os impostos.

Imagem de destaque - TV A Folha
Anuncio