Um momento emocionante e especial para o casal, Edilaine Vieira de Azevedo e Eric Emanuel Della Líbera, com o nascimento de seu primeiro filho, o Davi, com 2.460 kg. O fato atípico que marcou o nascimento do bebê no Instituto Santa Pelizzari é que ocorreu no dia (29) de fevereiro, ano bissexto.
Para mais informações sobre o caso, a reportagem, gentilmente foi recebida no quarto do Instituto onde estava a família. O pequeno, Davi dormia tranquilamente. O casal é residente em Abelardo Luz (SC). “O nascimento era para ser no dia (08) de março, porém, viemos em uma consulta de rotina com o Dr João, o nenê estava perdendo peso e o médico resolveu fazer a cesariana”, comentou a mãe e revelou que não queria que seu filho tivesse nascido no dia (29). “Imagine o Davi ter que fazer aniversário a cada quatro anos”, acrescentou a mãe alegre e ressaltou, que por ser mãe de primeira viagem levou um susto.
Quanto a ter um segundo filho, foi taxativa, “quero me programar para que não vá nascer em fevereiro, vai que seja mais um no dia (29)”.
A data
O dia (29) de fevereiro é a marca de um ano bissexto, isto é, um período com 366 dias oficiais, não 365. Com isso, os nascidos na data fazem o aniversário de quatro em quatro anos. Isso acontece porque a certidão de nascimento precisa acontecer a partir da Declaração de Nascido Vivo (DNV), que precisa ser emitida por um profissional de saúde que acompanhou a gestação ou o parto, e deve ser inscrito no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
A Lei nº 12.662/2012 determina que a DNV precisa apresentar o nome do indivíduo, sexo, dia, mês, ano, hora e município de nascimento. E não há outra opção: se a data for alterada, é considerado como falsidade ideológica.