A previsão do tempo se confirmou e o feriado do 7 de setembro em Palmas teve um calor escaldante, mais de 30 °C. As pessoas que foram ao desfile na Praça Bom Jesus, tiveram que se proteger do sol e ingerir bastante líquido. Ao todo 62 entidades, entre escolas, colégios, clubes de serviços, participaram do ato cívico. Mais uma vez o desfile da 15ª Cia E Cmb Mec foi o ponto alto com os blindados Guarani. Também teve a participação da Orquestra Palmense de Metais e apresentação de oito Fanfarras.
“O 7 de setembro é o dia da Independência do Brasil, temos a 15ª Cia E Cmb Mec, guardiã do município. Vim no blindado Guarani até o palanque na Praça Bom Jesus. O tempo colaborou e o público compareceu em excelente número. Espero que as pessoas entendam o que é o civismo, o que é ser brasileiro, ter amor à pátria. O 7 de Setembro mostra para nós muitas coisas, dentre elas o patriotismo de um povo e o que é amar uma nação”, pontuou o Prefeito, Dr Kosmos.
O comandante da 15ª Cia E Cmb Mec, Cap Kapiski, revelou que os militares da 15ª Cia E Cmb Mec, desfilaram em Pato Branco, Honório Serpa, Ponte Serrada, representantes em Cascavel, “mas, o nosso principal desfile é, em Palmas, que nos acolhe desde 1943, o Exército Brasileiro e desde 1983, com a Arma de Engenharia. O 7 de Setembro é a oportunidade que temos de relembrar o orgulho de ser brasileiro e de toda luta de independência e a nossa luta por liberdade”.
A diretora do departamento de Cultura, Cassimara Longhi, confidenciou que o desfile superou as expectativas. “Estamos felizes quanto Secretaria de Educação e departamento de Cultura. Todo o município envolvido nessa linda festa da democracia. Estamos com o coração cheio de gratidão em mais um ano conseguir homenagear nossa pátria com a Independência do Brasil”.