Paraná lança plataforma para sugestões de projetos por cidadãos no programa Produtivo

Paraná lança plataforma para sugestões de projetos por cidadãos no programa Produtivo
Leonardo Sguarezi/SEPL
Compartilhar
erinéia

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Planejamento, lançou nesta terça-feira (18) a Plataforma de Gestão Territorial. Por meio dela, a população pode se cadastrar e propor projetos, que passarão por análise e, se aprovados, seguirão para estudos de viabilidade e captação de recursos. Esses projetos poderão ser implementados se considerados viáveis. A ferramenta está vinculada ao programa Paraná Produtivo, instituído em 2021 para identificar as potencialidades e carências regionais, promovendo um desenvolvimento integrado entre os municípios. O programa se baseia no protagonismo regional e na efetividade das ações realizadas.

O lançamento aconteceu durante uma reunião ordinária do Conselho Gestor do programa. A plataforma foi idealizada para agilizar o andamento dos projetos submetidos e intensificar a interação entre os envolvidos, buscando resultados mais visíveis para a sociedade. Os projetos propostos serão avaliados pelos conselhos regionais do programa, que verificarão a viabilidade e, se aprovados, buscarão recursos para sua implantação.

Durante o evento, o vice-governador Darci Piana destacou o impacto da iniciativa em todo o Paraná. “Com essa plataforma, vamos equalizar o Paraná, com toda sua diversidade econômica, permitindo ajudarmos as diversas regiões”, afirmou.

A Plataforma de Gestão Territorial está em sua primeira versão. Nos próximos dias, servidores da Secretaria de Planejamento e gestores regionais do Paraná Produtivo participarão de treinamentos. Entre os dias 24 de março e 6 de abril, essas capacitações ocorrerão, com a liberação da ferramenta planejada para o dia 7 de abril.

O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, destacou que o Paraná Produtivo promove uma governança que valoriza a comunicação entre o governo e a comunidade. “O lançamento dessa grande plataforma permite ter uma escuta ativa, que permite ouvir a todos. E a ideia é poder colocar isso tudo dentro do orçamento do Estado para que o governo tenha capacidade de realizar os investimentos pontuais que vão transformar o dia a dia da população”, explicou Silva.

Marcos Marini, diretor de Projetos da Secretaria de Planejamento, salientou o papel da plataforma como ferramenta de interação com o Paraná Produtivo. “Além disso, todos os conselhos regionais do Paraná Produtivo, e também o conselho estadual, poderão deliberar e acompanhar as ações que estão sendo desenvolvidas pelo programa”, afirmou. O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, acrescentou que a plataforma é um instrumento que possibilita gestão e governança de dados, fundamentais para decisões mais assertivas. “A plataforma é um instrumento fantástico, que vai permitir gestão e governança de dados, que é o combustível para se tomar as melhores decisões”, disse Bona.

A Celepar também colaborou no desenvolvimento da plataforma. André Telles, diretor de Mercado da Celepar, reforçou a contribuição tecnológica da ferramenta. “Trata-se de uma plataforma que gera evidências e governança, além de criar uma cultura de dados no Paraná, permitindo que os municípios desenvolvam seus projetos e que o governo acompanhe o andamento dessas iniciativas”, concluiu Telles.

Imagem de destaque - TV A Folha
Anuncio