Paraná amplia vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos por três meses

Paraná amplia vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos por três meses
SESA
Compartilhar
erinéia

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deu início, nesta segunda-feira (17), a uma ação para resgatar adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados contra o HPV (Papilomavírus Humano). A iniciativa, realizada em parceria com os municípios, tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e prevenir doenças como cânceres do colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe. A inclusão dessa faixa etária é excepcional e será válida somente pelos próximos três meses. A vacina contra o HPV é historicamente disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninos e meninas de 9 a 14 anos.

Conforme dados da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa, estima-se que 216.697 pessoas dessa faixa etária ainda não estão vacinadas e, portanto, são o foco principal desta campanha. Inicialmente, os esforços estão concentrados nos municípios-sede das Regionais de Saúde, mas a cobertura será gradativamente expandida para todo o estado do Paraná.

O anúncio da intensificação da vacinação foi feito durante a Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR), realizada na semana passada, no evento Saúde em Movimento, em Foz do Iguaçu. A estratégia conta com o aval e apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e do Conselho Estadual de Saúde do Paraná (CES/PR).

“Esta é uma oportunidade para quem perdeu o prazo ou que ainda não recebeu a vacina. O Paraná tem realizado ações contínuas para incentivar a imunização, incluindo campanhas de conscientização, mobilizações em unidades de saúde e parcerias com escolas para ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes”, destacou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “É mais um passo para atingirmos as coberturas vacinais ideais e proteção aos adolescentes e jovens paranaenses.”

Imagem de destaque - TV A Folha
Anuncio