Paraná adota concreto nas rodovias para reduzir impacto ambiental e emissões de CO₂

Paraná adota concreto nas rodovias para reduzir impacto ambiental e emissões de CO₂
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Menos emissão de CO₂, redução nas temperaturas urbanas, alto potencial de reciclagem e bem-estar animal são alguns dos benefícios ambientais promovidos pelo programa de pavimentação de rodovias em concreto, desenvolvido pelo Governo do Paraná. Atualmente, há 13 diferentes trechos que somam cerca de 340 quilômetros entre obras concluídas, em execução ou planejadas, com investimento superior a R$ 1 bilhão. Destaque para a PRC-280, que conecta o Oeste ao Sudoeste do Estado, e para a fase inicial da Rodovia dos Minérios, em Almirante Tamandaré, ambas já finalizadas. Outras obras em andamento incluem o Corredor Metropolitano de Curitiba e as ligações entre Guarapuava e Turvo, e entre Matinhos e Pontal do Paraná.

Zilda Romanovski, coordenadora do setor de Licenciamento e Empreendimentos Viários do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), explica que a escolha pelo concreto ao invés do asfalto equilibra urbanização e preservação ambiental, trazendo impactos positivos para o clima. “A temperatura média de construções em asfalto gira em torno de 46ºC, enquanto no concreto ela é de cerca de 36ºC, uma diferença de 10ºC. A claridade do concreto reflete mais luz solar, ao contrário do asfalto, que a retém. Isso contribui para a redução das temperaturas médias, que é um dos grandes objetivos do Paraná em tempos de mudanças climáticas. Por isso, o uso do concreto nas rodovias nos coloca vários passos à frente nessa caminhada pelo bem-estar ambiental”, ressalta Zilda.

Esse resfriamento é crucial para enfrentar as “ilhas de calor” em centros urbanos. “Com vias mais frias, o consumo de energia diminui, os riscos de incêndios florestais caem e a qualidade de vida da população melhora. Além disso, animais silvestres que transitam pelas estradas têm mais segurança e menos risco de queimaduras”, complementa ela. Volnei Bisognin, chefe do escritório regional do IAT em Toledo, reforça que o projeto está alinhado às diretrizes ambientais estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU). “O Brasil tem metas ousadas para a redução do CO₂, definidas na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP) de 2024. O Paraná se destaca mais uma vez ao priorizar o concreto em rodovias estratégicas”, afirma. “Diferente do asfalto, o concreto não utiliza petróleo em sua composição, reduzindo emissões de gases do efeito estufa. Assim, o concreto é uma escolha vantajosa tanto ambiental quanto economicamente.”

Fernando Furiatti, diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), ressalta que os benefícios ambientais do concreto foram comprovados por estudos realizados pela autarquia em parceria com a Votorantim, com análise técnica do Instituto Brasileiro de Economia da FGV. “Avaliamos a PRC-280, entre Palmas e o Trevo Horizonte em General Carneiro, desde a extração da matéria-prima até a manutenção ao longo dos anos. O estudo confirmou que o pavimento de concreto emite menos CO₂ ao longo de sua vida útil em comparação ao asfalto”, aponta Furiatti. Ele destaca que a obra, pioneira no Paraná, utilizou a técnica whitetopping, que combina sustentabilidade e inovação. “O pavimento rígido de concreto, além de oferecer conforto e segurança, resulta em emissões menores de gases do efeito estufa quando comparado ao pavimento asfáltico”, finaliza.

Os benefícios do concreto vão além. Seu processo de produção consome menos recursos não-renováveis, e sua instalação produz menos resíduos e exige menos escavação, reduzindo custos. Outra vantagem significativa está na reciclabilidade do material, permitindo sua reutilização após o fim da vida útil.

A técnica de whitetopping, utilizada no trecho entre General Carneiro e Palmas, consiste em aplicar uma espessa camada de concreto sobre uma base asfáltica existente, tornando a obra mais rápida e econômica. Esse método, implementado pela primeira vez no Paraná em março de 2023, já rende resultados positivos.

Lista de obras em concreto:

– Três lotes da revitalização da PRC-280 (General Carneiro a Pato Branco)
– Revitalização da ligação entre Goioerê e Quarto Centenário
– Duplicação do Contorno Oeste de Cascavel
– Duplicação da ligação entre Guarapuava e Turvo (três lotes)
– Duplicação da ligação entre Matinhos e Pontal do Paraná
– Pavimentação da ligação entre Mandirituba e São José dos Pinhais
– Revitalização da PR-151, entre Ponta Grossa e Palmeira
– Corredor Metropolitano da Capital
– Novo Contorno Sul de Curitiba

Imagem de destaque - TV A Folha