Pesquisar
Close this search box.

Para fortalecer o hábito da leitura – Secretaria da Educação de Palmas entregou Sacolinhas Literárias

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

A secretaria da Educação de Palmas fez a entrega das Sacolinhas Literárias aos alunos do CMEI Carmem Solange Brasil Mattos, localizado no bairro Hípica. Durante a semana as demais instituições de ensino municipais também receberam estes materiais.

O Prefeito de Palmas, Dr Kosmos, destacou a importância do momento, pois, as crianças em breve terão férias e vão levar para casa a Sacolinha Literária. “O programa, Zé do Livro & Chica Letras foi vencedor no ano passado do Gestor do Paraná. Desenvolvido pela Secretaria de Educação”, explicou o chefe do Executivo e relatou o investimento de R$ 1,6 milhões que irá contemplar todas as crianças da rede municipal de ensino para ter o hábito da literatura junto com a família. “Sem educação esse país não vai para frente”.

A diretora, Arianny Fonseca, explicou que o projeto Sacolinha Literária foi desenvolvido pela Secretaria de Educação  para se trabalhar a família e a escola. “As crianças levam as sacolas para casa com os livros. Ocorre essa interação, os pais gravam e postam vídeos nas redes sociais. É um projeto gratificante e maravilhoso”.

“É realizado todo um preparo a partir do momento que a Secretaria de Educação repassa essa responsabilidade. Em sala de aula procuramos desenvolver da melhor maneira possível com contação de história, recontos e atividades relacionadas. Não é apenas contar histórias, mas, tem uma sequência”, disse a professora, Nilza Bartholomei e ressaltou que as atividades são efetuadas no berçário e no pré.

A mãe do Pedro Lorenzo, Taiara Fernandes, comentou que é um incentivo da leitura o projeto desenvolvido pela Secretaria. “Desde que ele começou no CMEI leva livrinhos para a casa, conto a historinha para ele e do seu jeitinho relê a história”.

“É importante unir família e escola, deve haver essa interação, pois, a educação dá um futuro melhor para nossos filhos”, justificou a mãe, Francieli Hang Palhano.

A diretora do departamento de Administração Escolar, Dirce Bedin, esclareceu que o projeto iniciou ano passado. “Após o retorno da pandemia notamos a falta que a escola fez para os alunos e para retomar essa aprendizagem foi lançado o projeto Zé do Livro  & Chica Letras e o de leitura também com a entrega das sacolas literárias com seis livros seguindo sua faixa etária. O intuito é aproximar a família da escola”.

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha