Na sexta-feira (30), na sede da OAB Palmas, aconteceu ato solene para assinatura do Termo de Adesão do Pacto para Realização de Eleições Pacíficas n âmbito da Justiça Eleitoral do Paraná. Uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), Justiça Eleitoral, Poder Judiciário e MP. Participaram candidatos da Comarca de Palmas e convidados.
O Presidente da Comissão Eleitoral da OAB Palmas, Dr Luiz Fernando Tesseroli de Siqueira destacou que foram convidados os candidatos de Palmas e Cel Domingos Soares, advogados, autoridades, instituições e a sociedade civil organizada. “A intenção é para que manifestem seu interesse em aderir a este pacto por eleições pacíficas e tranquilas, uma iniciativa do TRE/PR”, disse ele e comentou que esta campanha valoriza a democracia, “o seu lado oposto é a tirania, a ditadura, não tendo as liberdades do cidadão, exemplo a liberdade de imprensa”.
Ressaltou ainda que é normal as pessoas se decepcionarem com os políticos, “a democracia funciona do modo que o próprio cidadão possa corrigir seus erros, se em uma eleição, elegeu mal, na próxima eleição tem a oportunidade em votar em um político para que atenda melhor os anseios da comunidade, esse processo de regeneração e aperfeiçoamento é que o eleitor tem que ter em mente”, afirmou.
Siqueira destacou ainda que será desenvolvida uma série de atividades em parceria com os órgãos de imprensa para entrevistar candidatos para que os cidadãos tenha a noção das propostas.
Mencionou também que essa iniciativa é uma parceria entre o Poder Judiciário, Justiça Eleitoral, OAB Palmas e o Ministério Público Eleitoral.
“Estou aqui por um motivo, em nome da Justiça Eleitoral e do TRE/PR, convoco candidatos e partidos, eleitores, empresários para juntos termos uma eleição pacífica, em Palmas e Cel Domingos Soares. O Presidente do TRE tem esse firme propósito e divulgou quando recentemente esteve em Palmas. Neste período deve-se discutir propostas, compromissos, responsabilidades e não haver brigas ou ameaças”, orientou a Juíza Eleitoral da Comarca de Palmas, Drª Tatiane Bueno Gomes.
“Foi uma excelente proposta do Tribunal de Justiça em parceria com MP e OAB. Infelizmente, vivemos uma era de extremos com essa polarização”, destacou o promotor, Mateus Alves da Rocha.
Promotor, Mateus Alves da Rocha
Juíza Eleitoral da Comarca de Palmas,
Drª Tatiane Bueno Gomes