Orquestra Sinfônica do Paraná celebra 40 anos com legado e programação especial

Orquestra Sinfônica do Paraná celebra 40 anos com legado e programação especial
Kraw Penas/SEEC
ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS (copy at 2025-06-02 15:42:55)
Compartilhar
erinéia

Fundada em 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) construiu um legado musical no Estado e se consolidou como referência nacional em música de concerto. Em 40 anos de trajetória, reuniu mais de 50 maestros convidados e 200 solistas, com um repertório de cerca de 900 obras de 250 compositores.

As primeiras notas da ópera ‘Anacreon’, de Luigi Cherubini, marcaram a estreia da OSP em 28 de maio de 1985, no Teatro Guaíra, que ficou lotado para o evento histórico. Os 60 músicos recém-admitidos emocionaram o público em uma apresentação que se tornou marco cultural do Paraná.

“O Teatro Guaíra lotado naquela estreia consagrou o início de um novo capítulo na música paranaense”, relembrou Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra. Segundo ele, a OSP está entre as melhores orquestras do Brasil. “Ela completa seu aniversário de 40 anos em alta performance, demonstrando uma capacidade muito grande de evolução.”

A criação da orquestra foi precedida por articulação entre músicos e gestores culturais, como o cantor lírico Ivo Lessa, a professora Tatiana de Aben Athar e a violonista Eleni Bettes. Eles convenceram o então governador José Richa sobre a importância de um corpo sinfônico no Guaíra. “O apoio do público foi essencial para transformar o sonho em realidade”, recorda Eleni, que na época era coordenadora na Secretaria de Estado da Cultura.

Após meses de preparação, a seleção dos músicos foi realizada por uma banca formada por nomes de peso, como os maestros Mário Tavares, Cláudio Santoro e Alceo Bocchino, sob coordenação de Eleni Bettes. A estreia histórica foi conduzida por Osvaldo Colarusso e Alceo Bocchino, que regeram obras de Cherubini e Beethoven, levando a plateia ao delírio com aplausos entusiasmados.

Ao longo das quatro décadas de história, mais de mil concertos foram realizados. Onze músicos da apresentação de estreia permanecem na orquestra. Desde 2022, o comando está a cargo do maestro Roberto Tibiriçá, que atuava como regente convidado há 18 anos.

Com ingressos a preços acessíveis, entre R$ 10 e R$ 20, a OSP tem levado a música clássica a um público abrangente. Em 2024, somente os concertos realizados em Curitiba e no interior do Estado atraíram 45 mil pessoas. Durante a pandemia, a orquestra adaptou-se ao virtual, ampliando seu alcance com transmissões online.

Como parte das comemorações pelos 40 anos, serão realizados três concertos especiais da ‘Sinfonia nº 2 – Ressurreição’, de Gustav Mahler, nos dias 28 e 29 de maio, às 20h30, e em 1º de junho, às 10h30, no Teatro Guaíra. Sob regência do maestro Roberto Tibiriçá, a apresentação contará com as solistas Gabriella Pace (soprano) e Ana Lucia Benedetti (mezzo-soprano), além de coro misto. A classificação indicativa é de 7 anos e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria ou no site DiskIngressos.

Outra programação comemorativa inclui a série Mostly Mozart, com apresentações no vão livre do Museu Oscar Niemeyer. As próximas datas são 5 de julho, 6 de setembro, 8 de novembro e 6 de dezembro, reforçando o compromisso da OSP de democratizar o acesso à música clássica no Paraná.

ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS (copy at 2025-06-02 15:42:55)
Imagem de destaque - TV A Folha