Uma quadrilha especializada no contrabando de cigarros eletrônicos e essências de origem estrangeira foi alvo de uma operação conjunta da Receita Federal e da Polícia Federal, realizada na manhã desta terça-feira (11) em três cidades do Paraná. Segundo informações da Receita Federal, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva nas cidades de Cascavel, Céu Azul e Matelândia, situadas no oeste do estado. Além disso, foi realizado o sequestro e bloqueio de bens, incluindo imóveis, veículos de alto valor e ativos financeiros pertencentes aos investigados.
De acordo com a Receita Federal, a organização criminosa operava de forma estruturada, com divisão clara de funções. O grupo adquiria os produtos ilegais, como cigarros eletrônicos e essências de origem estrangeira, e os transportava utilizando veículos de passeio. “Durante o transporte, batedores monitoravam as estradas para evitar a fiscalização policial e da Receita Federal, usando comunicação via grupos de WhatsApp. A comunicação entre os membros da organização incluía termos codificados para se referir a postos da Polícia Rodoviária Federal e desvios nas rodovias”, informou a Receita.
As investigações apontaram que a quadrilha movimentava valores elevados de dinheiro, incompatíveis com a renda declarada pelos suspeitos. Para esconder a verdadeira origem dos recursos, os integrantes utilizavam empresas de fachada e fragmentavam as transações financeiras, a fim de driblar os mecanismos de fiscalização. Os investigados podem ser responsabilizados pelos crimes de organização criminosa, contrabando e lavagem de dinheiro.