Pesquisar
Close this search box.

Oficialmente o IFPR Campus Palmas apresenta seu primeiro curso de Mestrado

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

Na sexta-feira (23), foi realizada aula inaugural no IFPR Campus Palmas do Mestrado Acadêmico em Ambientes Saudáveis e Sustentáveis, o primeiro da instituição. A proposição foi encaminhada em 2021 e aprovada em 2023. Ao todo, foram selecionados 20 alunos.

O Pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proeppi), Professor Ezequiel Burkarter, enfatizou sobre o lançamento do curso de Mestrado e a Aula Inaugural de um dos programas de Mestrado do IFPR. “É uma política importante para a instituição que foi criada para que esses programas cheguem as mais variadas regiões do Estado, por isso é historicamente importante este momento, não apenas para Palmas, mas, sim para toda região, pois, é a abertura de mais uma oportunidade para que as localidades estejam inseridas em um contexto nacional da política de ciência e tecnologia”, argumentou ele e reiterou quanto mais mestres e doutores estiverem presentes em uma região, maior é o processo de desenvolvimento.

Para o Professor Rafael Haeffner do colegiado de Enfermagem e coordenador do Programa de Pós-graduação de Ambientes Saudáveis e Sustentáveis, o curso possibilita uma oportunidade extraordinária de novas descobertas, explorando o contexto regional, através da natureza e outras questões através das pesquisas avançadas que almejam saúde e sustentabilidade.

“É a Aula Magna do primeiro curso de Mestrado do IFPR Campus Palmas. Um momento de muita alegria e também histórico para a instituição. Depois de muitos anos de esforços e dedicação das equipes diretivas que passaram, dos docentes, avançamos no curso de Mestrado de Ambientes Saudáveis e Sustentáveis. Desejo que seja o primeiro de muitos cursos de outras áreas que já estão pleiteando, que é uma das missões do IFPR que são as verticalizações dos cursos”, pontuou a diretora-geral do IFPR, Graciela Ghelen.

O Professor Everaldo Santos, Diretor de Pós-graduação (DPG) do IFPR, ressaltou que a instituição foi contemplada com esse projeto que já inicia com alta qualidade. “Quando se fala em pós-graduação tem diferentes níveis, especializações, mestrados e doutorados. Esse Mestrado abre espaço para um futuro Doutorado. O perfil dos estudantes que podem fazer parte desse programa é muito amplo e interdisciplinar”, reiterou.

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha