A Subseção de Palmas da Ordem dos Advogados do Brasil realizou em sua sede, no último dia 27, evento voltado à valorização da advocacia, com a presença de inúmeras autoridades, dentre elas o presidente da OAB Palmas, Dr. Jeander Giotto, a presidente da OAB/PR, Dra. Marilena Winter, o vice-presidente da OAB/PR, Dr. Fernando Estevão Deneka, o conselheiro da OAB/PR, Dr. Eduardo Tobera Filho, entre outras.
De acordo com Giotto, a OAB Palmas conta, hoje, com mais de 300 associados, e tem o papel de ajudar a classe, inclusive, com palestras para que todos possam se atualizar, trocar ideias e até mesmo apresentar reivindicações. “Eu acho muito importante isso, porque o advogado tem que se sentir acolhido pela OAB. A gente observa que a OAB tem tido bastante contato com a comunidade também é muito importante que não haja um distanciamento entre a advocacia, a OAB e a comunidade, não só porque a gente defende a comunidade, mas porque nós também somos o caminho mais rápido que ela tem para o judiciário, para ter acesso aos seus direitos, ao MP”, comentou o presidente palmense, ressaltando estar lisonjeado por receber a presidente estadual. “Nós estamos quase no final de uma gestão de três anos. Receber a presidente num momento tão importante para nós é um sentimento de orgulho e de realização”.
A presidente da OAB/PR, Dra. Marilena Winter, destacou que Palmas marcou o encerramento do projeto, de iniciativa da seccional estadual e já passou por 23 municípios ao longo de três anos de gestão. “Esse projeto compreende uma articulação entre a diretoria da OAB Paraná, conselheiros e vários advogados especialistas que vêm até o interior do estado, num processo também de interiorização, para trazer temas que são muito atuais da advocacia, também nichos de mercado que interessam para os advogados, para a sociedade e temas que são escolhidos pelos próprios advogados de cada região. Em Palmas o presidente Jeander e também nosso conselheiro Eduardo Tobera nos ajudaram a fazer esse evento”, relatou. No evento foram abordados temas como o novo Código Civil, direito de família, direito ambiental e gestão de escritório e processos para os advogados.
Dra. Marilena Winter é a primeira mulher eleita presidente da OAB/PR em 90 anos, totalizando 5 mulheres no Brasil ao longo da história da organização nacionalmente. “Acredito que o nosso papel aqui é, sim, de reforçar a importância de valorizar o trabalho das mulheres em todas as áreas. No nosso caso, a advocacia que serve também de exemplo para a sociedade, as advogadas representam hoje mais de 50% dos quadros. Mas dizer principalmente que essa igualdade que está prevista na Constituição tem que ser real e efetiva. E a OAB, o Instituto dos Advogados, a Ordem dos Advogados do Brasil e do Paraná são exemplos para isso e que reforçam sempre essa igualdade constitucional”, frisou a presidente.
O evento foi embelezado com a apresentação da Orquestra de Metais de Palmas, coordenada pelo Departamento de Cultura. Para a diretora da pasta, Cassimara Longhi, foi uma oportunidade para mostrar a todos o projeto, que foi idealizado pelo prefeito. “É a oportunidade de mostrar para a população um projeto que é idealizado e desenvolvido no nosso município de maneira gratuita para todos os nossos munícipes todas as quintas-feiras à noite no Centro Cultural”. A orquestra tem atualmente 42 integrantes.
Os organizadores agradecerem a participação de advogados, autoridades e demais pessoas no evento. A OAB Palmas abrange os municípios da microrregião, ou seja, Palmas, Clevelândia, Mangueirinha, Coronel Domingos Soares e Honório Serpa.
Dr. Jeander Giotto
Dra. Marilena Winter
Cassimara Longhi
Autoridades