O sonho se tornou realidade, Brasil foi escolhido país sede da Copa do Mundo Feminina, palmense fez parte desta vitória

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

O Brasil vai sediar a 10ª edição da Copa do Mundo Feminina de Futebol FIFA 2027. O anúncio foi divulgado na madrugada da sexta-feira, (17), no 74º congresso da entidade, em Bangkok, na Tailândia. A decisão traz o Mundial pela primeira vez para a América do Sul. O Brasil concorria contra uma candidatura unificada entre Alemanha, Holanda e Bélgica.

O sonho se tornou realidade, Brasil foi escolhido país sede da Copa do Mundo Feminina, palmense fez parte desta vitória

A palmense, Valesca Araújo, era a executiva responsável pela Operação e Infraestrutura da candidatura do Brasil para este evento esportivo.

Em abril deste ano, a executiva concedeu entrevista via Google Meet, para a TV A, e comentou o privilégio de levar o nome de sua terra natal pelo mundo afora.

Confira alguns trechos da entrevista  

O sonho se tornou realidade, Brasil foi escolhido país sede da Copa do Mundo Feminina, palmense fez parte desta vitória

Experiência

Explicou que em 2011, iniciou no Comitê Organizador da Copa Masculina e 2014, atuou na Copa do Mundo. “Para a realização de uma Copa do Mundo envolve uma série de tratativas, incluindo esferas governamentais, não é algo fácil. Quando surgiu o convite há 01 ano, fiquei muito feliz, estando envolvida vejo que há possibilidade de o Brasil ser país sede, isso poderá ocorrer, seria incrível”.

Chances

Valesca, deixou explícito os pontos positivos do Brasil para vencer a disputa, “estamos prontos, a gente quer, o Brasil sabe fazer grandes eventos esportivos e o mundo gosta muito de vir para o Brasil. Na questão turística é muito atrativo e também temos uma gama de profissionais formados, um legado que ficou da Copa de 2014 e ratificou com os Jogos Olímpicos e demais eventos esportivos”.

Fator econômico 

Valesca revelou que foi realizado um estudo e entregue a FIFA, “nosso estudo foi conservador, atualmente a estimativa é que gire no Brasil devido a Copa do Mundo 100 milhões de dólares. O estudo que foi entregue pelos governos da Austrália e Nova Zelândia, com a realização da última Copa do Mundo Feminina, ficou em torno de 5 bilhões de dólares”.

Disputa

A candidatura do Brasil prevê que o torneio será disputado entre os dias (24) de junho e (25) de julho de 2027. A competição terá 32 países e 64 partidas. A abertura e a final estão programadas para o Maracanã, no Rio de Janeiro.

Sedes  

As sedes previstas são Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Imagem de destaque - TV A Folha