Na sexta-feira (03), foi realizada, no Tribunal Pleno, a solenidade de posse da nova cúpula diretiva do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) para o biênio 2023/2024. A nova gestão será comanda pelo desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, que é cidadão Honorário de Palmas.
Em seu discurso, o presidente recém empossado agradeceu aos familiares pelo apoio em sua trajetória e aos que estiveram presentes na sua jornada profissional. “Dez anos de judicatura nesse egrégio tribunal, em que desfrutei dessa harmoniosa convivência, amizade e confiança dos meus pares, conduziram-me a essa honrosa posição que pretenderei exercer com retidão, honradez, dedicação e muito trabalho”.
O desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen também ressaltou que terá como princípios uma gestão compartilhada, respeitando as diferenças, com um Poder Judiciário unido e humano e que não medirá esforços para combater intolerâncias, discriminação e todos os tipos de violência. “Uma democracia não evolui senão pela força do entendimento, do respeito, do diálogo e da diversidade, porque sem isso o indivíduo não se realiza, a família não se sustenta, a sociedade não produz, a cultura desvia”, destacou o presidente empossado.
No discurso de despedida de sua gestão, o desembargador José Laurindo de Souza Netto relembrou os desafios durante o tempo de pandemia e destacou que o cuidado com as pessoas foi prioridade nas ações. “Tínhamos a consciência de que era necessário seguir adiante. A perda de vidas humanas nos impôs uma prioridade: o cuidado com as pessoas. Nossos esforços foram engendrados para que nossas magistradas, magistrados, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores se sentissem não só protegidos no exercício de suas funções, mas também acolhidos com sentimento de pertencimento”, concluiu o magistrado.
Dentre as autoridades presentes, o governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, saudou o novo presidente da Corte e ressaltou os avanços e conquistas do Judiciário paranaense nos últimos anos: “O TJ/PR presta diariamente um trabalho em defesa da democracia, do equilibro, dos mais vulneráveis e do interesse público”. O procurador-geral de Justiça do Estado do Paraná, Gilberto Giacóia, enalteceu a trajetória pessoal e profissional do novo presidente: “Exemplo de magistrado, padrão de homem público, homem de Deus, que constituiu uma linda família”.
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR), Marilena Indira Winter, saudou os novos integrantes da cúpula administrativa do TJ/PR e ressaltou o trabalho colaborativo realizado no Estado do Paraná: “sinto-me honrada em participar dessa solenidade. Temos o propósito de trabalhar em sintonia com o tribunal, unidos com o espírito de Justiça que nos move”.
Assessoria/Redação.