A ADESC – ASSOCIAÇÃO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DESPORTIVO E SOCIOCULTURAL se manifesta sobre a fala do Sr. Rodrigo Kohl atual Gestor Municipal de Cultura, em áudio que circula nas redes sociais.
Nota de Repúdio
Nós, da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Desportivo e Sociocultural – ADESC, viemos a público manifestar nosso veemente repúdio ao áudio de autoria do Gestor Cultural Sr. Rodrigo Kohl do Departamento da Cultura, publicado no grupo da Classe Artística Palmense, às 22h do dia 18 de março deste ano, fala que consideramos antiética e prejudiciais ao desenvolvimento cultural e social de nossa comunidade.
Nosso descontentamento se deve a , como falta de responsabilidade legal e administrativa quanto a veracidade das informações publicadas ,e a devida falta de respeito a classe artística, em relação a fala de que induz o cidadão a compreender que ele fez a primeira audiência de política cultural no município, sendo que em anos anteriores tivemos todas as audiências necessárias em atendimento as leis de incentivo, audiência pública Lei Paulo Gustavo, em 2023, Audiência Pública PNAB em 2024 , além da Audiência Pública feita pela Secretaria de Cultura do Paraná, em 2024 em Pato Branco. Também gostaríamos da transparência quanto a fala referente aos 400 mil da PNAB, no áudio a fala inclina-se que a conquista se deu por intermédio da atual gestão da cultura, fato inverídico pois o recurso veio para o município na gestão da Diretora de Cultura Cassimara Rita Longhi, ainda pedimos que o grupo da Classe Artística Palmense seja usado para discutir assuntos de interesse público e não para mera defesa pessoal, e sem base ao direito contraditório, como também discordamos de quê o fato de um agente cultural não participar de audiência pública não o desqualifica, e que não é uma postura ética fazer o uso de adjetivos inferiorizados a classe artística que por seus vários motivos não podem ou não puderam participar de audiências públicas culturais, essas ações não apenas comprometem a integridade do setor cultural, mas também desrespeitam os princípios de equidade e inclusão que devem nortear as políticas públicas.
A cultura é um bem coletivo e deve ser tratada com responsabilidade e ética. As decisões tomadas pelo Departamento da Cultura devem refletir a diversidade e a pluralidade de nossa sociedade, garantindo que todos os segmentos tenham voz e vez. No entanto, as recentes iniciativas demonstram uma clara falta de compromisso com esses valores fundamentais.
Reiteramos que a cultura deve ser um espaço de diálogo, respeito e construção coletiva.
Exigimos que o Departamento da Cultura reavalie suas práticas e promova ações que realmente representem e beneficiem toda a comunidade, sem discriminação ou favorecimento.
Estamos dispostos a dialogar e colaborar para a construção de um ambiente cultural mais justo e ético. No entanto, não podemos nos calar diante de atitudes que vão contra os princípios que defendemos.
Associação de Apoio ao Desenvolvimento Desportivo e Sociocultural – ADESC.
Palmas, 19 de março de 2025.

contato: adescpalmaspr@gmail.com
46 99989-8192