Pesquisar
Close this search box.

Neste período de Natal – Matheus que luta contra um câncer severo reforça a fé e a esperança

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

A história de vida do Matheus Francio Gonçalves da Luz é pautada na garra e força de viver. Atualmente, seu principal objetivo é realizar uma complexa cirurgia com a troca de todo fêmur de uma das pernas. Ele luta contra um câncer há mais 05 anos e a há mais de 02, está em busca da cirurgia. Já pautou inúmeras matérias no Jornal A Folha do Sudoeste e na TVA.

Matheus confidenciou que este ano foi de altos e baixos. “Agradeço a TVA pelo convite e também as pessoas que ajudam nas promoções. Depois da Live, transmitida pela TVA (foto), realizada na metade do ano, o foco era conseguir um empresário para ajudar na cirurgia, isso ocorreu, mas, infelizmente não consegui o valor total da cirurgia, pois, aumentou de R$ 358 mil para R$ 458 mil. Recentemente, no exame, o médico verificou que vou precisar de um outro tratamento, além da cirurgia. Agora, estamos em busca do SUS, porém, sabemos que é demorado. No início de dezembro já tive a notícia que a cirurgia não será realizada este ano, mas estamos na luta”, disse desolado e ressaltou que seu deslocamento diário tudo gera gasto e quanto mais tempo esperar para cirurgia a situação se agrava, “não tenho mais osso, não posso forçar a perna, se quebrar pode gerar um problema ainda maior, sinto mais dor, os gastos com medicamentos são maiores. Para vir gravar tive que tomar três comprimidos devido à dor intensa. Ainda tenho fé e esperança que vou conseguir”, completou ele.

Natal

“Nessas épocas de final de ano, fico mais sensível, penso mais em Deus, na figura de Jesus. Natal, representa fé e esperança de que dias melhores virão. Se eu pudesse fazer um pedido hoje, para ganhar de presente de Natal seria para que tudo que estou passando acabasse logo. Está sendo uma luta difícil e dolorida”, assinalou emocionado.

História 

No final de 2018, Matheus, foi diagnosticado com câncer no testículo, fez o tratamento e a cirurgia com a retirada do tumor. Posteriormente, o câncer fez metástase para o pulmão e teve que fazer um tratamento mais complexo. Após um período surgiu problema na perna, fez tratamento para osteoporose. Ao trincar o osso da perna em um trabalho corriqueiro em casa foi encaminhado ao hospital e no Raio-x, o laudo que poderia ser osteosarcoma (tipo mais comum de câncer que se desenvolve nos ossos), o médico orientou para ser internado no hospital do câncer Erasto Gaertner, em Curitiba. O diagnóstico revelou que havia o risco entre 85% a 90% de chances de amputação, pois, o câncer era agressivo e havia evoluído. Marcada cirurgia, porém, no dia foi desmarcada devido a um caso da Covid no hospital.

Matheus, consultou um médico especialista, no Paraná, sendo que, existem apenas profissionais em três cidades, Curitiba, Londrina e Maringá. O Dr Márcio Moura, Mestre e Professor em Oncologia Ortopédica e Coluna Vertebral, de Curitiba.

A doença de Matheus talvez possa ser o primeiro caso no Paraná, denominado Teratoma que ataca os órgãos genitais. O fêmur está totalmente corroído, sendo assim necessita da cirurgia.

Doações

Telefones: (46) 98829 79 75 (Matheus) e 98808 94 63 (Silvana).

PIX

CPF: 117.807. 669-70.

 

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha