O jovem nadador Matías Bottoni, de 17 anos, sofreu um grave acidente durante um aquecimento na piscina do Parque Olímpico, em Buenos Aires, e ficou paraplégico. Promessa das piscinas argentinas, Matías colidiu com outro atleta ao mergulhar, perdendo os movimentos dos braços e das pernas.
Em entrevista ao canal RTS Medios, Gustavo Dandrea, treinador do atleta, revelou que os médicos não deram notícias otimistas após o procedimento cirúrgico realizado. O acidente ocorreu antes do último dia de competições no local.
Após o incidente, Matías foi retirado consciente da piscina e encaminhado ao Hospital Santojanni. A cirurgia, no entanto, foi realizada no Hospital Italiano. Para viabilizar o procedimento, avaliado em aproximadamente 60 milhões de pesos argentinos (cerca de R$ 300 mil), foi organizada uma campanha de arrecadação de fundos promovida pelo Echesortu Fútbol Club de Rosário, clube do qual o atleta faz parte.
“Estamos nas mãos dos médicos e de Deus”, declarou Valeria Grimaux, mãe de Matías, ao portal Rosario 3. Ela também enfatizou a necessidade de apoio: “A ajuda de todas as formas é importante e pedimos que as pessoas rezem muito. Não sabemos se ele voltará a andar, entre outras coisas difíceis de aceitar. Matías está em estado muito grave, mas temos esperança.”