Pesquisar
Close this search box.

Multivacinação está sendo realizada em Palmas – pais tem a obrigação em levar seus filhos para se vacinarem

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

A coordenadora de Imunização da secretaria de Saúde, enfermeira, Lucymari da Luz Costa, explicou que de (14) a (28) de outubro, está sendo realizada a Multivacinação no Paraná, e Palmas segue com essa sistemática.

Informou ainda que a imunização está sendo realizada nas escolas municipais, estaduais e particulares. “No sábado (21), será realizado o dia D da vacinação, na Upinha e na UBS do Lagoão, das 8h às 17h”, orientou ela e ressaltou que essa campanha tem o objetivo de diminuir a baixa imunização que ocorreu devido ao período da Covid-19. “Posterior, a isso, as doenças que já haviam sido erradicadas retornaram. Sendo assim, foi necessária essa mobilização com a disponibilização de todas as vacinas do Calendário Vacinal, desde BCG a HPV”.

Lucymari também informou que as vacinas do primeiro ano são quase todo mês, “os pais já tem como rotina, com o passar do tempo as vacinas se espaçam e os pais às vezes esquecem de fazer a vacina. Na faixa etária de 09 a 11 anos, tem muitas crianças com vacinas atrasadas. O sarampo estava erradicado e voltou. Importante desmistificar as Fake News e que os pais entendam a importância da prevenção”, pontuou e esclareceu que o município tem que alcançar 95% de imunização, com as diferentes vacinas.

Estado

A meta do Paraná é aplicar cerca de 250 mil doses de vacina em todo o Estado durante a campanha, atingindo aproximadamente 80 mil doses no Dia D – que contará com pelo menos 1,2 mil salas de vacinação abertas e mais de 12 mil profissionais de saúde envolvidos.

Vacinas disponíveis

Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral de Poliomielite (VOP), Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice Viral (SCR), Varicela, Hepatite A, Febre Amarela, Rota Vírus, HPV, DTP, Covid-19 e Influenza.

Multivacinação

Horários: 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h – em todas as UBS’s

 

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha