Pesquisar
Close this search box.

Memorial às vítimas da Boate Kiss começa a ser construído nesta quarta-feira

Imagem de destaque - Memorial às vítimas da Boate Kiss começa a ser construído nesta quarta-feira
Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

Com o objetivo de trazer um novo significado para o prédio onde ficava a Boate Kiss, em Santa Maria, começa nesta quarta-feira (10) as obras que irão transformar o local em um memorial dedicado aos 242 mortos e feridos no incêndio do dia 27 de janeiro de 2013. Para marcar a data, familiares das vítimas e autoridades realizarão um ato simbólico pela manhã em frente ao prédio, localizado na Rua dos Andradas, no Centro da cidade.

Os primeiros tapumes já foram colocados ao redor do prédio. Em um deles é possível ler a frase “Desfazer a ruína e construir a memória”, que resume o desejo da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) de trazer um novo significado para o local palco do maior incêndio do Rio Grande do Sul.

Para preparar a cerimônia marcada para às 9 horas, a Rua dos Andradas será bloqueada a partir das 5 horas, com liberação prevista apenas para às 16 horas. O projeto é assinado por nove arquitetos do Estúdio 41, sediado em Curitiba.

A proposta prevê que os nomes das 242 vítimas do incêndio sejam grafados nas paredes do prédio. Além disso, está prevista também a abertura de um percurso no qual os autores do projeto buscam criar um clima de reflexão.

Indefinição

O memorial às vítimas começa a ser construído em meio à indefinição sobre o futuro do julgamento dos réus apontados como responsáveis pela tragédia. Após a anulação do primeiro julgamento, realizado em dezembro de 2021, o caso chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF), que havia marcado um novo júri para o dia 26 de fevereiro.

Contudo, no dia 9 de fevereiro o ministro Dias Toffoli decidiu suspender o novo julgamento motivado por pedidos da própria AVTSM que, assim como o Ministério Público (MP/RS), esperam ainda ver o Supremo referendando o primeiro júri.

Com informações ABC+

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha