Um médico que agiu com imprudência e negligência durante um parto foi condenado pelos crimes de lesão corporal culposa, homicídio culposo e falsidade ideológica. O caso aconteceu em janeiro de 2019 em São Lourenço do Oeste (SC). A vítima, que estava grávida de 41 semanas, teve seu útero retirado devido a complicações causadas pelo mau atendimento e o filho faleceu após o parto.
Após a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o réu foi sentenciado a dois anos, dois meses e 14 dias de detenção e a um ano, seis meses e 20 dias de reclusão, em regime inicial semiaberto, além do pagamento de 14 dias-multa. O médico também deverá pagar R$ 20 mil a título de indenização para a vítima.
Fonte: Nova FM.
Acompanhe a época
No dia (08) de janeiro de 2019, o Portal Minutta divulgou que um médico que trabalha no Hospital da Fundação, em São Lourenço do Oeste (SC), foi denunciado por comportamento inapropriado. A denúncia foi feita no dia (01) de janeiro de 2019.
No dia seguinte, o Hospital da Fundação emitiu uma nota de esclarecimento, assinada pelo presidente do Hospital da Fundação, Valetim Casagrande de Macedo, informando que o “Médico citado em fatos mencionados nos dias (01) e (04) de janeiro de 2019, foi afastado temporariamente da função até que os fatos sejam esclarecidos”.
Novo fato
O caso ocorrido no dia (04) de janeiro, mencionado na nota do Hospital da Fundação, ainda não havia sido divulgado pela imprensa devido ao fato de não haver Boletim de Ocorrência (BO). Mas, o Portal Minutta foi procurado pela família envolvida no caso, que aceitou falar com exclusividade sobre o ocorrido.
O médico denunciado é o mesmo, mas o fato é outro. Como o caso está sendo investigado, o Portal Minutta irá preservar o nome dos envolvidos.
Uma mulher, acompanhada do marido, deu entrada no Hospital da Fundação para realizar um parto. Ela estava grávida de 9 meses e todo o tratamento foi feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No local, ela foi atendida pelo médico de plantão e o parto foi realizado no fim da tarde do mesmo dia, porém, sem sucesso.
Ao Portal Minutta, os pais relataram que o procedimento adotado pelo médico resultou na morte do bebê. A mãe teve complicações e precisou ser transferida ao Hospital São Lucas, em Pato Branco, onde permaneceu internada por oito dias. O esposo registrou o Boletim de Ocorrência na semana passada, dias após o acontecido.
Segundo a família, o Boletim de Ocorrência foi feito para que tudo possa ser esclarecido e que os envolvidos sejam punidos. Eles também esperam um posicionamento mais firme do Hospital da Fundação para que não ocorra novos casos como este.
Investigação
Segundo informações da Polícia Civil, o caso está em andamento e toda a documentação será enviada brevemente ao Instituto Geral de Perícias (IGP) para análise dos procedimentos.
Fonte: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta.