Manutenções de jazigos seguem até o dia 30

Manutenções de jazigos seguem até o dia 30
Foto: Leticia/Jornal A Folha
Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

Proprietários de jazigos e túmulos dos cemitérios de Palmas tem até o dia (30) de outubro para fazer as manutenções de costume para o Dia de Finados. O prazo foi estabelecido pela Prefeitura para que os espaços recebam de forma organizada as melhorias e adequações para a solenidade religiosa do início de novembro.

Segundo o chefe de manutenção, Joelson Moura Pelentil, todo o mês de outubro, das 8h às 18h, ficou disponível para os proprietários, sendo os dois dias que antecedem Finados reservados para que a Prefeitura faça a limpeza geral. “A gente pede para a população colaborar, pedir autorização, chegar na secretaria do cemitério para que ocorra tudo dentro das normas”, orientou, explicando que os reparos que podem ser realizados são a pintura e a colocação de revestimentos, cerâmica e porcelanato, por exemplo.

Para melhor comodidade das famílias, o governo municipal instalou uma nova rede de energia elétrica no Cemitério Municipal que, além de ampliar as possibilidades de utilização para serviços, proporciona maior segurança a todos.

Pelentil ressalta, ainda, que o descarte dos resíduos deve ser feito adequadamente na caixa para entulhos, localizada na lateral do cemitério, e que, devido ao curto prazo restante, os trabalhos também podem ser feitos durante o fim de semana, contanto que seja solicitada a autorização.

Finados

O Dia dos Fiéis Defuntos, Dia de Finados ou Dia dos Mortos é uma data que a Igreja Católica Apostólica Romana dedica a relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram, bem como rezar pela alma deles. A data é celebrada no dia (02) de novembro de cada ano. Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos quando visitavam os túmulos dos Mártires. O Dia de Finados, especificamente, surgiu no século X, na abadia beneditina de Cluny, na França, por iniciativa do abade Odilo de Cluny.

De acordo com a doutrina da Igreja Católica, a alma da maioria dos mortos está no purgatório passando por um processo de purificação. Por essa razão, a alma necessita de orações dos vivos para que intercedam a Deus pelo sofrimento que as aflige. Nesse contexto, o Dia de Finados era conhecido na Idade Média como “Dia de todas as Almas”, dia esse que sucedia o “Dia de todos os Santos” (comemorado no dia 1º de novembro).

Imagem de destaque - TV A Folha